A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente no ano de 2011. A China fechou o ano como a líder disparada no mercado automotivo com crescimento de 7% em comparação ao ano de 2010, ultrapassando a marca de 14 milhões de automóveis vendidos. Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 10,3%, e Japão, com queda de 15,2%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
O Brasil manteve o quarto lugar com aumento de 2,9% nas vendas de veículos se comparado a 2010. A Alemanha apresentou recuperação com crescimento de 9,1% nas vendas e manteve seu 5º lugar. A Índia fechou o ano com aumento de 6,1%, ficando em sexto lugar.
A Rússia obteve um aumento significativo se comparado ao ano anterior com crescimento de 38,9% nas vendas. Os países europeus como França, Grã-Bretanha e Itália, apresentaram queda de 1,3%, 2,3% e 10,5%, respectivamente ocupando as três últimas posições no ranking do Top Ten.
“Deve-se considerar o surpreendente crescimento no mercado de automóveis chinês, onde os OEMs globais e suas joint ventures chinesas estão vendendo praticamente tudo que eles possam fabricar. Foi em meados dos anos 80 que o Governo declarou que a indústria automotiva seria um "pilar" no desenvolvimento em um estatuto. Conhecido como o Plano de 5 anos, a plataforma de milhões de veículos passou a ser a ordem do dia e hoje torna-se evidente a realidade deste crescimento sustentável”,afirma João Carlos Rodrigues, Diretor Presidente da Jato Dynamics do Brasil.
Desempenho das marcas
A Volkswagen ficou na liderança em vendas no ano de 2011 com 16% de crescimento comparado ao ano passado. A Toyota terminou o ano em segundo lugar mesmo com queda de 7,9% nas vendas. Na terceira posição está a Ford com 9,3% de aumento nas vendas do ano. A Chevrolet terminou o ano em quarto lugar com aumento significativo de 13,7% em relação ao ano anterior. Destaque para a Kia que obteve a maior variação percentual entre as 10 maiores marcas, com crescimento de 22%.
“A Volkswagen manteve a liderança graças aos grandes resultados nos mercados emergentes, suas vendas cresceram consideravelmente na China, Índia e Brasil. Sabe-se que a VW pretende ser líder por meio de seu ousado plano global, contando com investimentos nestes países. Este momento contrasta com a fase delicada vivida pela Toyota. Embora seja evidente a troca de posições, não devemos nos surpreender com uma possível recuperação da liderança da Toyota em 2012”, Acrescenta Rodrigues.
Os dados acima são fornecidos pela JATO Consult, a empresa de consultoria da JATO Dynamics qual fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário