Estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) apresentam no próximo dia 14, a partir das 19h30, seis protótipos de veículos durante a 49ª Expo MecAut, exposição dos projetos de formatura do curso de Engenharia Mecânica Automobilística, sob a coordenação do professor Edson Esteves. São projetos focados no transporte coletivo de passageiros, economia de combustível, menor emissão de poluentes, transporte de carga e até um veículo de três rodas para uso urbano. A mostra será no ginásio de esportes do campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção).
Já o projeto More é um veículo de três rodas para transporte de dois passageiros para uso urbano, com foco na estabilidade. Por meio de estudo entre carroceria e chassi os alunos conseguiram manter melhor equilíbrio somente da inclinação da carroceria. A proposta é de um veículo ágil para atender quem busca deslocamentos rápidos.
Pensado para ser utilizado em áreas rurais e também pode ser um meio de transporte de empresas das áreas de construção e mineradoras, os formandos desenvolveram o projeto Guará . Após pesquisa feita nos veículos do mesmo segmento existentes hoje no mercado, foi identificado que o vão livre, entre o veículo e solo, não atende a uma parcela significativa de usuários e, por isso, os alunos decidiram projetar um veículo com o vão livre mais elevado, com uso de uma redução no cubo das rodas traseiras. O espaço entre o solo e o assoalho do Guará é de 335 milímetros, enquanto os veículos disponíveis no mercado têm, em média, 240 milímetros.
Mais projetos:
Athos – É um projeto de caminhão para transporte de carga de uso rodoviário e urbano. A proposta é oferecer caçamba adequada para proteger a carga, principalmente, grãos. Para isso, desenvolveram um sistema elétrico, que ao ser acionado cobre a caçamba com uma lona.
CTX 14 – É um esportivo “coupé” compacto de alto desempenho, com capacidade para quatro passageiros equipado com um motor flex (gasolina ou etanol) de 1.4l sobrealimentado com uma turbina de geometria variável (TGV), principal inovação do projeto, gerando uma potência de 185CV a 6000rpm. Com a utilização da TGV, o objetivo é ajustar a pressão de injeção de combustível de acordo com as porcentagens de gasolina e etanol, melhorando a eficiência do volume de ar da turbina e da queima de combustíveis. Entre as principais vantagens estão menor emissão de poluentes e economia de combustível (18 km/l a gasolina).
Life – Projeto de veiculo pequeno de duas portas, com foco no uso urbano para até quatro lugares. Os idealizadores apostam na combinação da transmissão CVT aliada ao motor turbo, o que favorece melhor rendimento, economia de combustível, ganho no desempenho de aceleração e retomada, com alto nível de aproveitamento nas acelerações sem interrupções no desempenho do veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário