terça-feira, 12 de junho de 2012

MECÂNICA ONLINE - TARCÍSIO DIAS - Tarcisio Dias – Motor 1.4, 122 cv de potência e média de 18,7 km/l




No mês de junho comemoramos o Dia Internacional do Meio Ambiente, com significado ainda mais importante neste ano quando acontece a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, cidade também escolhida como destino para um desafio de eficiência em condições normais de uso urbano com o Audi A1.

Partindo de São Paulo, um grupo de 26 profissionais da imprensa especializada na área automobilística percorreu 480 quilômetros, utilizando gasolina Podium, da Petrobras, para realização do Audi A1 Eficiency Challenge e chegar a conclusão que o Audi A1 é o carro a gasolina com o melhor consumo de combustível do Brasil.O objetivo foi comprovar, em situações do dia-a-dia, a mesma eficiência demonstrada pelo modelo alemão em condições controladas. Do ponto de partida em São Paulo ao destino final no Rio de Janeiro, o grupo registrou média de consumo de 18,7 km/l. O melhor resultado foi de 22,5 km/l – um resultado superior, até mesmo, ao do teste realizado pelo Instituto Mauá, que havia sido de 20,8 km/l. Nos dois casos, foi utilizado o mesmo tipo de gasolina.Até mesmo a pior marca registrada foi surpreendente: 16,4 km/l na média entre os trechos urbanos e rodoviários que separam São Paulo do Rio de Janeiro. A velocidade média do grupo foi de 74km/h para uma viagem de 6 horas e 29 minutos entre as duas capitais, já considerado o tempo das paradas para fotografias, filmagens e reagrupamento do comboio.

O motor é 1.4 TFSI de 122 cavalos de potência máxima, com sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. A aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em 8,9 segundos e a máxima é de 203 km/hora. O torque de 200 Nm, disponível continuamente entre 1.500 e 4.000 rpm, proporciona respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.O motor do Audi A1 usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.A transmissão de sete velocidades S-Tronic, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem - que combina o conforto de uma transmissão automática a eficiência de uma manual - é outro diferencial do compacto. Por conta da dupla embreagem, as trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para a troca. O controle pode ser feito pela alavanca de transmissão ou ainda por meio de shift paddles no volante de couro, como nos carros de corrida.

MECÂNICA ONLINE
O rali de regularidade Mitsubishi Motorsports desembarca em Maceió neste sábado (16/05) para a abertura da temporada 2012 no Nordeste. Serão cerca de 180 quilômetros passando pelas belezas naturais e pontos turísticos da região, sem deixar de lado as emoções e a adrenalina off-road. A prova se divide em três categorias: Graduados, para pilotos mais experientes; Turismo, para duplas com experiência intermediária; e Turismo Light, para os novatos.
Imagine pegar uma estrada e não precisar acelerar, frear ou mesmo controlar o veículo. Essa é a proposta do projeto Sartre (Safe Road Trains for the Environment), que fez o primeiro teste de comboio rodoviário em auto-estradas abertas. Três veículos da Volvo e um caminhão, todos adaptados com os equipamentos do sistema, participaram da experiência.

Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a MAN Latin America vai disponibilizar 17 ônibus que  transportará delegações durante a Rio+20. Será um modelo Volksbus 17.280 com a  tecnologia inovadora flex GNV+Diesel, que pode rodar com até 90% do combustível alternativo e proporciona redução de 20% nas emissões de gás carbônico e de 80% de material particulado.

A Toyota inicia as atividades de pré-lançamento do seu novo carro compacto para o mercado brasileiro, cujo início da produção em sua nova fábrica em Sorocaba (SP) e das vendas está confirmado para o segundo semestre de 2012. O novo carro compacto da Toyota para o Brasil recebeu o nome de Etios, cuja origem remete à da palavra grega Ethos, que significa “Essência Original”.




Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário