sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Helio Castroneves decide o título da IndyCar em Fontana


Começa hoje, com duas sessões de treinos livres e o Qualifying, a decisão da temporada 2013 do IZOD IndyCar Series entre o brasileiro Helio Castroneves e o neozelandês Scott Dixon. A MAV TV American Real 500 será disputada no Auto Club Speedway, em Fontana, CA, a partir das 21h40 deste sábado, no horário oficial do Brasil. O piloto do Team Penske chega para a disputa final como vice-líder, resultado de uma temporada marcada pela regularidade e constância. Foi esse padrão de performance que permitiu a ele se manter na disputa pelo título, mesmo diante dos problemas ocorridos em Houston, quando perdeu a liderança na classificação após duas quebras consecutivas da caixa de câmbio. Foi o primeiro final de semana no qual Castroneves não completou 100% das voltas programadas, o que havia feito até então.

Ao longo do ano, foram 18 corridas, 2136 voltas completadas, 211 voltas lideradas, duas poles, uma vitória, outros quatro pódios e mais dez resultados entre os dez primeiros. Tais resultados permitiram que ele se firmasse na liderança da pontuação após 14 das 18 provas já cumpridas (ver mapa abaixo). “Vou ser honesto, lutei muito para chegar à etapa de Fontana em melhores condições, liderando. Não me entenda mal, respeito muito meus adversários, mas a nossa trajetória durante o ano foi muito constante”, avaliou.

“Mas o que aconteceu em Houston, apesar de totalmente fora da rotina desse ano, é coisa que acontece, de corrida. Então, perder a liderança não me abalou, muito pelo contrário. Estou com mais força ainda para lutar por esse título”, revelou.Os 25 pontos de desvantagem que tem em relação a Scott Dixon, o piloto da Chip Ganassi que assumiu a ponta após a segunda corrida da rodada dupla de Houston, significam que nada está perdido. Representam, na verdade, chances reais de conquista para o três vezes vencedor da Indy 500, uma vez que estarão em jogo 54 pontos no total.

Castroneves estará ao volante do Dallara DW12 Chevrolet #3 e defenderá as cores da AAA Insurance, patrocinador do Team Penske que esteve com o brasileiro em sua vitória conquistada no Texas, também oval, no dia 8 de junho. Embora saiba que não depende só de si para ser campeão, mas de uma combinação de resultados, o piloto está bem tranquilo. “Olha, minha estratégia para essa corrida é super simples. Vou pra cima e depois a gente vê como ficaram as contas. O importante é que estou super otimista, motivado, o time também e, como sempre, vamos que vamos”, concluiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário