quinta-feira, 17 de outubro de 2013

FIA WEC: Audi pode conquistar título mundial no Japão


A Audi se mantém invicta na temporada 2013 de protótipos. A equipe, comandada pela Audi Sport Team Joest, venceu todas as cinco corridas realizadas até aqui no FIA World Endurance Championship, além das 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos. Na última prova, disputada em Austin, também nos Estados Unidos, a montadora celebrou sua 100ª vitória na categoria geral de uma competição LMP. E na etapa de Fuji, no Japão, marcada para o próximo fim de semana, a montadora pode conquistar o título de construtores do FIA WEC com duas provas de antecipação.Foi um amor à primeira vista. Mesmo o Japão ficando a nove mil quilômetros da sede da Audi, na Alemanha, a forma como o time das quatro argolas foi recebido em Fuji durante a passagem do WEC pelo circuito em 2012 foi inesquecível. Uma massa de japoneses entusiastas do automobilismo receberam os pilotos e equipe da Audi como se eles estivessem em casa. Pediram autógrafos durante todo o fim de semana e torceram fervorosamente. Na arquibancada principal, um grupo de fãs organizou um espetáculo acústico cujo ritmo e volume mais lembravam uma apresentação de carnaval do que uma corrida de automóveis. O evento recebeu mais de 50 mil espectadores durante aquele fim de semana.

Os pilotos da Audi que passaram parte de suas carreiras no Japão, ou que ainda residem no país, contribuíram para a popularidade da equipe na terra do sol nascente. Tom Kristensen pilotou no Japão durante quatro anos e Loïc Duval correu no país até 2006 e ainda mora em Tóquio. Os dois, juntos de Allan McNish - que viajava constantemente ao Japão como piloto de testes - lideram a classificação de pilotos do FIA WEC com 33 pontos de vantagem após a terceira vitória do ano, conquistada em Austin.E seus principais adversários na disputa pelo título são seus próprios companheiros de equipe. André Lotterer mora na capital japonesa e está envolvido com o automobilismo no país há 10 anos. Seu companheiro na pilotagem do Audi R18 e-tron quattro #1, Benoît Tréluyer, também correu durante 12 anos em terras nipônicas. Do time, apenas o suíço Marcel Fässler não tinha nenhuma conexão com o Japão até a etapa de 2012 do FIA WEC em Fuji. Mas isso, obviamente, não impediu os fãs de darem a ele, também, as boas-vindas da mesma forma que fizeram com os demais pilotos. 

Além de toda a atmosfera que envolve o evento em Fuji, existem fatos concretos indicando que a corrida no Japão será uma das mais importantes da temporada. É lá que a Audi pode conquistar, com duas rodadas de antecipação, o título mundial de construtores do WEC. A vantagem da marca alemã sobre a Toyota é de 69 pontos e, nas duas provas que restam depois da etapa japonesa, serão apenas 52 em jogo. Dessa forma, terminar a corrida é o pré-requisito para garantir o título antecipado. Mas há muito mais em jogo. Depois de ser derrotada em Fuji na temporada 2012, a Audi quer que o R18 e-tron quattro cruze a linha de chegada em primeiro neste ano. E terá pela frente o desafio de enfrentar dois carros da Toyota na pista.

Tudo que acontece na pista de Fuji durante o próximo fim de semana, pode ser acompanhado diretamente pelo site: www.audi-motorsport.com O app da Audi Sport, bem como as páginas da marca no Twitter e Facebook, constantemente informações atualizadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário