segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Mercedes-Benz vende mais de 2.800 caminhões para o Ministério do Desenvolvimento Agrário


Forte, robusto e resistente para encarar o trabalho severo das vias fora de estrada, o caminhão extrapesado Atron 2729 6x4 da Mercedes-Benz foi adquirido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para apoio à agricultura familiar. O órgão adquiriu 2.884 unidades, que estão sendo entregues, nas versões caçamba e caminhão pipa, a diversos municípios de pequeno porte, especialmente de regiões afetadas pela seca. Além do grande volume de caminhões, o MDA também está distribuindo retroescavadeiras, motoniveladoras e pás carregadeiras para as cidades, dentro dos investimentos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Os veículos e máquinas são utilizados na abertura e melhoria de estradas, execução de obras e armazenamento de água, entre outras finalidades. Isso diminui os efeitos da estiagem e melhora o transporte na zona rural, incentivando a agricultura familiar e a permanência do agricultor no campo.

O Atron 2729, como todo caminhão da linha Mercedes-Benz, destaca-se também pela avançada tecnologia BlueTec 5, que propicia reduzido consumo de combustível e maiores intervalos para troca de óleo e manutenção, resultando em menor custo operacional e maior rentabilidade para a atividade de transporte.Com 26.000 kg de Peso Bruto Total – PBT, o extrapesado Atron 2729 6x4 com cabina avançada é indicado para múltiplas aplicações em condições severas fora de estrada. Ele é oferecido ao mercado nas versões basculante e betoneira, para construção civil e mineração, e também na configuração plataforma, para os setores canavieiro e madeireiro.

O trem de força do Atron 2729 é um destaque à parte, totalmente formado por agregados Mercedes-Benz: motor eletrônico OM 926 LA; câmbio G-181 de 9 marchas, com sistema de engate de duplo H, que assegura melhor desempenho, mais conforto e facilidade de operação; e dois eixos traseiros de tração HD-4 com capacidade para 10 toneladas cada um. Além de econômico e ecológico, o OM 924 LA com tecnologia BlueTec 5 oferece força e excelente desempenho. A elevada potência de 286 cv a 2.200 rpm assegura acelerações mais rápidas e maiores velocidades médias. Já o torque de 1.120 Nm, entre 1.200 e 1.600 rpm, resulta em melhores arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando o transporte. Outro grande benefício derivado do BlueTec 5 é que os motores da linha Atron têm intervalos de troca de óleo ampliados, podendo chegar a 75.000 km, o que reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão.

O freio-motor Top Brake é item de série nos caminhões Atron, oferecendo mais segurança, menor consumo de combustível, maior velocidade média e maior durabilidade dos componentes do sistema de freio e dos pneus. A versão basculante possui tomada de força no câmbio, dispensando a necessidade de adequação por terceiros na instalação da caçamba. O chassi com longarinas duplas reforça a robustez e resistência, tornando o veículo ideal para as condições severas de trabalho.

A partir de 2014, a Mercedes-Benz irá incorporar mais novidades e vantagens aos caminhões Atron. O freio ABS passará a ser item de série, ampliando a eficiência de frenagem e contribuindo para uma maior durabilidade dos componentes do sistema de freio.

O interior da cabina do 2729, bem como de todos os caminhões Atron, sobressai por sua simplicidade e pelas novas cores nos revestimentos e bancos. Com novo painel de instrumentos, novo volante de melhor empunhadura, bancos confortáveis e ergonômicos, o Atron proporciona praticidade para o dia a dia de trabalho. Dispõe de chave com imobilizador, sistema que oferece uma proteção extra contra furtos e proporciona segurança para o motorista, o veículo e a carga. O painel de instrumentos, com computador de bordo e tecla de navegação, é extremamente prático e funcional, oferecendo melhor visualização e simplificando o uso pelo motorista. Outra vantagem muito importante é que ele traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica, como, por exemplo, a indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l.

Nenhum comentário:

Postar um comentário