sexta-feira, 24 de julho de 2015

Conferência Global PARAR 2015 reúne ONU, NCAP e NAFA para debater trânsito mais seguro

A terceira edição da Conferência Global PARAR 2015, o maior evento sobre frotas leves da América Latina, trará para o Brasil importantes nomes internacionais para debater soluções para um trânsito mais seguro. Entre os confirmados estão o diretor Técnico da Global NCAP (órgão da Federação Internacional do Automóvel) Alejandro Furas, a presidente da NAFA (Associação Norte-Americana de Gestores de Frotas) Ruth Alfson e representante da ONU (Organização das Nações Unidas). O encontro acontece em 11 e 12 de novembro na sede da AMCHAM-SP (Câmara Americana de Comércio), na capital paulista.

Também reunirá personalidades do automobilismo brasileiro, como Emerson Fittipaldi, tricampeão mundial de Fórmula 1, e Luciano Burtti, piloto da Stock Car e comentarista da Rede Globo. Além disso, conta com a participação do fundador do prêmio 100 Best Fleets Tom Johnson, do responsável pela frota da cidade americana Orlando David Dunn, e de entidades como DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) eABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego).

Segundo Flávio Tavares, diretor do Instituto PARAR, responsável por organizar o evento, a expectativa é que a Conferência Global PARAR 2015 tenha mais de 400 gestores, que representam cerca de um milhão de veículos. “Nosso objetivo é mostrar o que existe de mais atual em gestão de frotas e cultura de segurança no trânsito, trazendo para a discussão personalidades e os maiores especialistas do mundo”, explica. “A cada hora seis pessoas morrem em acidentes automotivos no Brasil. 93% dos desastres são causados por negligência ou erro humano. Somente em 2014, foram mais de 40 mil mortos. Nosso papel é dizer às empresas que elas também são responsáveis pela melhoria deste cenário.”

A terceira edição da Conferência tem grandes novidades. Uma delas é o Programa para Gestores de Frota 2016. “O PGF é o primeiro curso de certificação dos gestores de frota do Brasil. Seu objetivo é institucionalizar a profissionalização do setor, porque nós acreditamos que um condutor com treinamento apropriado é um motorista mais consciente”, explica Tavares.

O Instituto ainda desenvolveu o aplicativo PARAR, exclusivo para o evento. Disponível na App Store e no Google Play, permite network em tempo real. Por meio da ferramenta, é possível saber o perfil dos participantes e, assim, agendar reuniões, conhecer e trocar experiências com estes profissionais.

A segunda edição da Conferência Global PARAR, que ocorreu em 11 e 12 de novembro de 2014, contou com mais de 350 participantes e esteve recheada de palestrantes e figuras de renome do segmento.

Após o evento, muitas empresas se comprometeram com a criação de cultura de segurança em suas frotas. A Ambev, por exemplo, constituiu um departamento específico para cuidar dos seus mais de 3.000 veículos, alcançando reduções importantes em acidentes. A IBM, atenta à palestra da NCAP, decidiu adquirir somente carros que fossem cinco estrelas pelos critérios de avaliação do órgão. Recentemente, fecharam mais de 1.000 veículos com a classificação máxima para sua frota.

Com a visibilidade alcançada, o PARAR foi convidado a conduzir uma delegação para os Estados Unidos, com o intuito de formalizar um intercâmbio com a NAFA. Mais de 20 executivos do setor automotivo acompanharam a delegação, que realizou diversas reuniões com os principais representantes norte-americanos do setor. Na ocasião, o instituto recebeu sua primeira premiação internacional: reconhecido por sua causa humanitária, conquistou o prêmio Windell Mitchell, um dos mais importantes do segmento.

Além do mais, recebeu um convite NCAP para se tornar um dos parceiros estratégicos no Brasil, para disseminar o tema segurança automotiva nas corporações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário