quarta-feira, 22 de julho de 2015

COLUNA DO BORRACHA - Tem dia que de noite é assim

Em mais uma etapa lusco-fusco o campeonato da Fórmula Indy começa a apontar os favoritos ao título

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: indycar.com

Graças aos céus a coisa está melhorando! O campeonato que começou morno começa a esquentar nas últimas etapas, traz de volta toda a competitividade que é a marca registrada da categoria e faz com que cada corrida seja uma soberba aventura de tática e técnica de pilotos e equipes.


Tem gente que não vê a menor graça em disputas nos circuitos ovais, mas na verdade eles separam os homens dos meninos, os mais ousados dos medrosos, e garantem uma emoção diferente até a bandeirada final.


Claro que os mais ousados, que eventualmente passam do limite, encontram o muro. Foi o caso do Montoya, que logo nas primeiras voltas deu adeus à etapa e ficou nos boxes rezando para que seus mais diretos oponentes não chegassem tão perto. Deu sorte, afinal, quem luta por título tem que ter sorte, e seus adversários não chegaram tão perto quanto poderiam.


Como na etapa anterior, em Iwoa valeu também a tática mais ousada, aquela coisa de fazer um pit a menos ou ficar mais tempo na pista, fato que garantiu uma vitória sem grandes problemas pro Hunter-Reay, a primeira na temporada e que embolou de vez o campeonato. Isso é legal, agora, faltando três etapas, sendo que a última a pontuação é dobrada, pelo menos 12 pilotos tem chances de chegar lá.


Os brasileiros estão entre esses 12, mas dadas as condições de cada um, vai ficar muito complicado se pensar em título verde-amarelo, até porque ninguém corre sozinho, o resultado dos outros e a instabilidade natural das equipes assegura que, já a partir da próxima corrida, os times comecem a trabalhar para seus companheiros mais bem colocados.


É essa a Fórmula Indy que todos nós gostamos, disputada, com táticas de pilotos, equipes e companheiros de equipe, muito diferente do que acontece com a co-irmã Fórmula 1, onde lá é cada um por si e dane-se o resto.


Falando em Fórmula 1, ela estará de volta neste fim de semana na Hungria. É aquela corrida antes da parada de três semanas do meio do ano, que na verdade ficou meio perneta pelo fato dos alemães não terem feito a sua etapa em casa. Lá, meu amigo, a coisa é mais profunda, cancelaram o evento por causa do custo, com esse dinheiro o governo investiu em infra-estrutura para o povo que paga impostos. Pão e circo, só na antiga Roma, ou em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário