segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

HONEYWELL TURBO TECHNOLOGIES BRASILEIRA CONQUISTA PADRÃO MUNDIAL DE MANUFATURA





A operação brasileira da Honeywell Turbo Technologies conquistou o padrão mundial de eficiência em manufatura e recebeu a certificação prata por cumprir mais uma etapa do programa HOS (Honeywell Operating System), que desenvolve em sua fábrica de turbos Garrett, instalada em Guarulhos, SP. O HOS é um programa instituído pela matriz que tem o objetivo de dar às fábricas da empresa em todo o mundo os mais avançados recursos de gestão para enfrentar os desafios da indústria automobilística nos próximos anos, entre os quais, a expansão do mercado associada à revolução tecnológica e à defesa do meio-ambiente.

A certificação ocorreu exatamente 12 meses após receber o nível bronze e, com ela, a Honeywell brasileira inclui-se entre as fábricas mais avançadas da empresa em todo o mundo. Entre os aspectos que contribuíram para essa conquista foram a não ocorrência de acidentes com afastamento nos últimos quatro anos; a redução do nível de PPM em 87%, e a elevação da média mensal de ideias de 0,7% para 3% por empregado, atingindo 3.900 implementações durante o ano.

José Roberto Alves, gerente da planta informa que o programa foi iniciado em 2008, fundamentado nos princípios de manufatura enxuta visando acelerar melhorias em segurança, meio ambiente, qualidade, entrega de produtos, inventário e custos previsíveis e competitivos. Com a certificação prata, a corporação reconhece que a unidade brasileira alcançou classe mundial por ter elevado o seu nível de maturidade e pelos excelentes resultados obtidos.

O executivo salienta que as mudanças e implementações físicas  do programa HOS correspondem a apenas 20% do processo e que o restante depende do ser humano, por intermédio da conscientização e engajamento dos colaboradores e da criação de um ambiente de motivação e de cooperação. “Esse ambiente estimula a criatividade, melhor desempenho e comprometimento e resulta na obtenção natural de benefícios para a empresa, para os produtos, processos e para os próprios colaboradores”, enfatiza.

Alves atribui a conquista da certificação prata ao desempenho do time de colaboradores e ressalta que o programa HOS é um processo de amadurecimento e aprimoramento contínuo e que, nesta fase, envolve a gestão da cadeia de suprimentos e de seu alinhamento com a estratégia de toda a corporação. “Agora, a nova fase de amadurecimento será de consolidação dos resultados decorrentes da melhoria continua de processos e de um envolvimento mais forte de clientes e fornecedores, e com isso alcançar a certificação ouro”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário