quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Paccar/DAF começa obras em 9 de janeiro






Redação AB 



No próximo dia 9 de janeiro a Paccar dá início oficial às obras de sua fábrica de caminhões DAF em Ponta Grossa (PR), que recebe investimento de US$ 200 milhões e começa a operar entre maio e junho de 2013, com capacidade de 10 mil veículos/ano. O primeiro modelo a ser produzido será o extrapesado XF e, alguns meses depois, os médios e semipesados da linha CF. Em uma segunda etapa do projeto, para além de 2015, entram em produção os leves da família LF e a capacidade da planta pode ser puxada para 15 mil/ano. 

A cerimônia oficial do início das obras da nona fábrica de caminhões da Paccar no mundo – e a primeira da DAF fora da Holanda – trará a Ponta Grossa os principais executivos da companhia, incluindo o presidente Mark Pigott, o vice-presidente executivo Bob Christensen e o presidente da recém constituída DAF Caminhões do Brasil, Marco Antonio Dávila. Entre as diversas autoridades públicas que já confirmaram presença, estão o governador do Paraná, Beto Richa, e Pedro Wosgrau Filho, prefeito de Ponta Grossa. 

A Paccar já estudava fazer uma fábrica no Brasil há pelo menos dois anos, conforme adiantou Automotive Business. No início deste ano, a empresa iniciou negociações com governos estaduais para a instalação da unidade, até se decidir pelo Paraná em agosto passado. O principal incentivo tributário oferecido pelo Estado para trair a fabricante de caminhões foi a concessão de oito anos de diferimento para 90% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Significa que, durante esse período, a montadora pagará somente 10% do ICMS devido sobre os veículos produzidos em Ponta Grossa. 

Fornecedores

O evento de 9 de janeiro também reunirá alguns dos principais fornecedores da DAF no País, que vêm sendo desenvolvidos pela empresa ao longo do último ano. “Teremos índices de nacionalização suficientes tanto para atender às normas de financiamento do Finame/BNDES, de 60%, como para as novas regras do IPI, de 65%”, assegurou Marco Antonio Davila, presidente da operação no Brasil. Em outubro, o executivo havia informado os principais fornecedores já definidos da nova fábrica: ZF (transmissões), Meritor (eixos tratores), Suspensys (eixos de arrasto e direcionais), Automotiva Usiminas (cabine), Maxion e Metalsa (chassis). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário