sábado, 24 de dezembro de 2011

Kia lança versão elétrica do Ray






Redação AB

A Kia Motors apresentou o primeiro veículo elétrico da Coreia do Sul nesta quinta-feira. Criado para o mercado local, o Ray EV usa como base o Ray 1.0, compacto a gasolina lançado em novembro. A fabricante quer produzir 2.500 unidades do EV em 2012, que serão fornecidas aos departamentos governamentais e órgãos públicos como parte do programa de pesquisa e desenvolvimento de longo prazo em condições reais.

As versões a combustão e elétrica compartilham projeto e também a linha de montagem. O Ray EV utiliza um motor elétrico de 50 kilowatts alimentado por uma bateria de polímero de íons de lítio de 16,4 kilowatts/hora, projetada para uma vida útil de dez anos. Fica sob o banco traseiro e tem autonomia entre recargas de 139 quilômetros.

Embora o carro pese 187 quilos a mais que o modelo a gasolina, o torque de seu motor elétrico (17,3 m.kgf) é 77% mais alto que o fornecido pelo propulsor a combustão. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 15,9 segundos e a velocidade máxima é de 130 km/h. Utilizando-se uma tomada de 220 volts, o tempo de recarga é de seis horas, que baixa para 25 minutos no modo de carga rápida.
Segundo a Kia, a técnica de construção da bateria permitiu a redução de peso em 13% e o aumento da densidade de energia em 15% em relação aos sistemas concorrentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário