sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Etanol brasileiro chega ao mercado americano em 2012


Fonte:Agência Estado
SÃO PAULO - O mercado norte-americano será aberto ao etanol brasileiro a partir de 2012. A informação foi divulgada pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) nessa sexta-feira, 23. "A legislação americana vigente, que inclui altos subsídios para a indústria do etanol e uma pesada tarifa contra o produto importado, expira no dia 31 de dezembro. Mas, com o fim das atividades no Congresso americano para 2011 nesta sexta-feira, não haverá mais oportunidade para qualquer medida que impeça a abertura para o etanol brasileiro, a partir do primeiro dia de 2012, do maior mercado consumidor de combustíveis do mundo", diz a entidade na nota.
Segundo a Unica, apesar das articulações para estender os subsídios e a tarifa nas últimas semanas, prevaleceu no Legislativo americano "a coalizão formada por inúmeras empresas e entidades contrárias a esses incentivos, da qual participa a Unica".
Nos últimos meses, a coalizão intensificou seu trabalho contra os subsídios pagos às distribuidoras que fazem a mistura de etanol à gasolina - "subsídios que custam ao contribuinte americano cerca de US$6 bilhões por ano".
"O trabalho também foi intenso contra a manutenção da tarifa de US$ 0,54 imposta por Washington sobre cada galão importado. A tarifa impedia que o etanol brasileiro chegasse ao mercado americano com preços competitivos", diz a Unica.
Desde 2007, a entidade tinha um escritório em Washington para trabalhar pela eliminação das barreiras ao etanol brasileiro. "A nova realidade, de acesso desobstruído aos EUA para o etanol brasileiro a partir de janeiro de 2012, exige um novo tipo de acompanhamento, com foco em posições maduras e voltadas para o futuro por parte dos dois países", reforça a nota.


NOTA DO BLOG:
COMO O BRASIL VAI EXPORTAR ETANOL SE NÃO TEM SUFICIENTE PARA ABASTECER SEU PRÓPRIO MERCADO INTERNO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário