quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

BNDES escolhe planos para etanol



O BNDES e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) realizaram um processo de seleção dos planos de negócios das empresas que poderão participar do Programa Conjunto de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico (PAISS). O objetivo dele é incentivar projetos de desenvolvimento, produção e comercialização de novas tecnologias industriais destinadas ao processamento da biomassa de cana-de-açúcar.
Foram escolhidos 35 planos de negócios de 25 empresas, que deverão resultar em investimentos de aproximadamente R$ 2 bilhões nas etapas de pesquisa e desenvolvimento.
Entre os planos selecionados, 13 são voltados a pesquisas tecnológicas no setor de etanol a partir de celulose, 20 para o desenvolvimento de novos produtos e dois em gaseificação. O setor de novos produtos abrange desde intermediários químicos a plásticos biodegradáveis, passando por novos biocombustíveis, como diesel, butanol e querosene de aviação.
Os próximos passos de BNDES e Finep no programa será a elaboração de Planos de Suporte Conjunto (PSC) para cada um dos projetos selecionados. O objetivo dos PSCs, que serão finalizados durante o primeiro trimestre de 2012, é apontar os instrumentos financeiros mais adequados, tanto do BNDES como da Finep, para apoiar os planos de negócio escolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário