quarta-feira, 6 de junho de 2012

BorgWarner presente nos últimos lançamentos da Citroën e Peugeot



Depois do Peugeot 3008, o “crossover” que se tornou sucesso mundial de vendas, do Peugeot RCZ e do Peugeot 408 (o primeiro modelo turbinado da marca na produzido na América Latina), recentemente a Citroën lançou no Brasil o DS3 e, há poucos dias, a Peugeot apresentou seu 508, um modelo de alto luxo para o mercado dos sedãs.Exemplo clássico do “downsizing”, estes veículos têm em comum a mesma motorização BMW THP (turbo de alta pressão) de quatro cilindros, 1.600 cm3 de cilindrada e 16V com turbocompressor BorgWarner K03. São 165 cv a 6.000 giros e 24,5 kgfm entre 1.400 e 4.500 giros rpm.

O Citroën DS3 já possui uma frota circulante de 200.000 veículos entre Europa e Ásia. De proposta esportiva (câmbio mecânico de 6 marchas) e com preço estipulado em oitenta mil reais, ele chega, basicamente, para concorrer com o Mini Cooper, cujo motor também é da BMW e que, em algumas versões, com o turbo BorgWarner K03 Twin-Scroll entrega mais de 220 cv.

Já o Peugeot 508 foi lançado numa única configuração, ao preço de 120 mil reais. Inclui inúmeros itens de segurança (ESP, CDS, AFU e REF) e luxo, com transmissão automática de 6 velocidades e opção de troca por borboletas no volante.

DOWNSIZING NO BRASIL

Motor de cilindrada menor, sem perda de potência, maior economia e ainda atendendo a norma Euro 5 de emissão de poluentes, só é viável com o uso de turbocompressor. O diretor geral da Citroën, Francesco Abbruzzesi, afirmou que o DS3, mesmo com 165 cv, é mais econômico que o nosso Gol 1.0.A BorgWarner Brasil já está trabalhando, com algumas montadoras, em novos programas e plataformas de motores flex. Para Arnaldo Iezzi Jr., diretor geral da empresa no país, “a utilização de turbos não será limitada a carros dos segmentos de performance ou premium. Na realidade deverá abranger uma ampla faixa”.A previsão é de que, com o “downsizing”, ocorrerá a substituição dos motores aspirados de 1.800 a 2.000 cc por motores 1.600 turbo (exemplo: Citroën DS3), dos motores aspirados 1.600 a 1.800 cc por motores turbo de 1.200 a 1.400 cc. E, para a faixa de entrada, motores com turbo abaixo de 1.000 cc.

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