O mês de julho é um período de folgas escolares e uma época que aumenta consideravelmente o fluxo de pessoas que saem de férias. É essencial antes de qualquer viagem fazer uma revisão no carro, a fim de garantir a perfeita funcionalidade do veículo e uma jornada segura. Atenta a esse cenário, a Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, alerta os motoristas para a importância de verificar os amortecedores e o sistema de suspensão para uma viagem segura e confortável."A principal função do amortecedor é manter o contato permanente entre os pneus e o solo. Amortecedores danificados provocam o desgaste prematuro dos pneus, risco de aquaplanagem, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade, diminuindo o controle em curvas e em pavimentos irregulares, oferecendo riscos para os ocupantes do veículo", explica Nilton Tadeu Durães, gerente de Engenharia de Produto e Treinamento da Monroe.
Amortecedores desgastados também podem comprometer a capacidade de frenagem do automóvel, chegando a aumentar em mais de 2,5 metros o espaço necessário para frear, caso esteja rodando em uma velocidade de 80 km/h. Outro ponto crítico está em relação ao excesso de trepidações, que torna a viagem incômoda, aumenta o desgaste físico do motorista e causa oscilações no feixe de luz dos faróis. Durante uma viagem isso pode ofuscar a visão do condutor que trafega em um via contrária e causar acidentes.
A Monroe aconselha a verificação dos amortecedores e do sistema de suspensão a cada 40.000 quilômetros. Mas mesmo se possuir uma quilometragem abaixo é
importante fazer a revisão se for viajar, principalmente pelo fato das más condições das vias e estradas brasileiras. Afinal é a segurança dos ocupantes do veículo que está em jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário