Ao longo dos anos, os campeonatos de Endurance no Brasil trocaram de mãos dezenas de vezes, cada novo promotor prenunciando maravilhas a todos e nada acontecendo. Agora, com regulamentos mais simplificados e baixos custos, a estrutura que rege a nova categoria de Endurance brasileira apresenta o TOP SERIES – Campeonato Brasileiro de Endurance!Reunindo nos gris de suas provas carros de Turismo e Protótipos, sub-divididos em suas categorias, de acordo com suas configurações técnicas, mesma fórmula aplicada em todas as provas de Endurance – Le Mans, Nurbürgring, Spa-Francorschamps, Daytona, Sebring etc – pelo mundo, além de outros atrativos, como taxas de inscrição com valores terráqueos e transmissão ao vivo das duas horas de cada etapa pela Rede Bandeirantes de Televisão, a categoria estréia, oficialmente, neste próximo final de semana em Curitiba, Paraná.
A divisão de sub-categorias (ou Classes, como preferir) é: Top 1, com carros GT2, GT3 e Protótipos acima de 2,0 Litros sem Turbo ou até 2,0 Litros com Turbo, e Top 2, para os carros GT4 e Protótipos até 2,0 Litros.
As Classes dos carros de Turismo seguem o padrão FIA GT2, GT3 e GT4, tendo livres os upgrades para freios e suspensões, não tem restrição da admissão e sua altura também é livre.Os Protótipos são separados em suas classes de acordo com seus motores e peso, assim dispostos: Sport Protótipo até 2,0 Litros sem Turbo, 600 kg; Sport Protótipo até 2,0 Litros com Turbo, 650kg; Sport Protótipo até 3,5 Litros, 650 Kg; Sport Protótipo entre 3,5 e 4,0 Litros, 850Kg e Sport Protótipo acima de 4,0 Litros, 950Kg. Cada carro tem de contar com no mínimo 2 pilotos, sem número máximo, e todos tem de fazer troca de pneus e reabastecimentos.
Uma dupla de pilotos representará o Paraná no Top Series em sua totalidade, pela categoria Top 2, com o protótipo já consagradamente vencedor #35: Jair Bana e Carlos Eduardo “Duda” Bana. Jair Bana é três vezes campeão brasileiro de “Speed”, vencedor de duas edições das “1000 Milhas Brasileiras” e vencedor em três edições das “500 Milhas de Londrina”, entre outras conquistas; Duda Bana é Campeão Paranaense, Campeão Catarinense, Campeão da Copa do Brasil e Campeão Brasileiro de Kart, Eduardo Bana transferiu-se para o automobilismo, sendo Campeão dos 500 Quilômetros de Interlagos e Bi-Campeão das 500 Milhas de Londrina, além de ter disputado provas pela extinta Fórmula Chevrolet e, mais recentemente, pela Copa Montana. Juntos, pai e filho projetaram, construíram e pilotam o Protótipo Predador, constituído por chassis tubular, câmbio sequencial e suspensão de Fórmula 3, impulsionado por um motor Ford Duratec 2.0 16v.
A capacidade do carro já é conhecida, assim como a habilidade da dupla de pilotos; em corridas, no entanto, o ufanismo é algo a ser ignorado. Ninguém entra na pista para perder, a busca pela vitória será, como sempre, ferrenha e o que podemos esperar é uma grande atuação de Jair e “Duda” Bana correndo em casa.
Confira a programação da Top Series neste final de semana:
Sexta-feira 8 de junho
09h ao 12h- Vistoria Técnica / pneus / indumentária
Sábado 9 de junho
09h58 às 10h48 - 1º Treino Livre (TOP 1)
10h58 às 11h48 - 1º Treino Livre (TOP 2)
11h58 às 13h58 - Driver Day
13h59 às 14h49 - 2º Treino Livre (TOP 1 e TOP 2)
14h50 às 16h20 - Driver Day
16h20 às 16h35 - Classificação (TOP 1)
16h45 às 17h Classificação (TOP 2)
Domingo 10 de junho
09h09 às 10h09 - Visitação aos boxes
10h20 às 10h20 - Box Aberto (TOP 1 e TOP 2)
10h30 às 10h30 - Box Fechado
10h50 às 13h50 - Corrida Top Series (TOP 1 e TOP 2)
13h50 às 14h - Pódio / Coletiva de Imprensa Top 1 e Top2 00:10 00:20
14h20 às 15h - Desafio Drift Show
Nenhum comentário:
Postar um comentário