sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Roberto Nasser - De carro por aí

Coluna 0518 - 03.02.2018 edita@rnasser.com.br

Registro: há 132 anos surgia o automóvel
Esquisito, tipo cruza de triciclo com carroça, soluções mecânicas hoje risíveis, feito em ferramentas primárias, este é o veículo auto móvel patenteado pelo engenheiro Carl Friedrich Benz aos 29 de janeiro de 1886. Foi a primeira patente para um, digamos com boa vontade, automóvel movido por combustível de nome e funções estranhas, o Lidoin, derivado de petróleo empregado em limpeza doméstica.

Patente levou o número 37.435, concedido à Fábrica de Motores a Gás Benz & Cia, nome pomposo para pequeno negócio de sobrevivência familiar.

Benz não foi o primeiro a fazer um veículo apto a mover-se por seus próprios meios, tocado por um motor de combustão interna, mas o organizado técnico a buscar patenteá-lo. Antes,  Siegfried  Markus, da Áustria, havia produzido aparato idêntico e com aparência mais automobilística relativamente ao triciclo Benz.

A organização de Benz e a expedição da patente dão-lhe o merecido título de Criador do Automóvel.

Questão básica era o fato de os motores serem muito pesados relativamente à potência produzida, comprometendo rendimento. Assim, outro alemão, ainda contemporâneo de Benz, um certo Gottlieb Daimler, fazia-os para aplicações diversas, demorando a faze-lo chegar a veículos leves, como um arremedo de motocicleta e a aplicação num veículo de quatro rodas.

Outro fato era a recenticidade da criação dos motores. Francês Etienne Lenoir fez um engenho com tal DNA, orginalmente para consumir gás – como eram os motores  com aplicação industrial também produzidos por Benz, e um alemão, Nikolaus Otto deu a diretriz ao alterar o ciclo operacional comprimindo o gás combustível, obtendo rendimento muito superior – e traçando o rumo dos motores de combustão interna, princípio vigente até hoje.

Curioso na história, o invento de Benz foi visto com susto tanto pelo insólito da proposta, quanto pela forma e,  mais, pela ausência de escapamento, o funcionamento com enormes ruídos, espantando animais. Foi sua mulher, Berta, com os filhos mais velhos, em viagem até a casa de seus pais fez, sem saber o primeiro teste, aferiu os pontos fracos, chamou enorme atenção, ganhou espaço nos jornais, apresentou o produto e provocou vendas.

Como referência, apesar de as empresas terem juntado conhecimento, meios, capitais, Daimler e Benz não se conheceram.

Para ilustrar a história, a Mercedes-Benz ainda produz, em pequenos lotes e de tempos em tempos, unidades do Patent Wagen.

Rota 2030: Toyota sai na frente
Em meio às definições dos caminhos da indústria automobilística a ser traçados pelo projeto Rota 2030 para os próximos 12 anos, a Toyota se adianta. Marca entende as dificuldades dos órgãos do governo para se ajustar em torno de propostas para assegurar crescimento, ganho de tecnologia construtiva, redução de consumo e emissões, e definições para o futuro, incluindo apontar caminhos e soluções para o uso de combustíveis renováveis.

Para assumir posição de referência, tem argumento de peso, o crescimento de vendas de seu híbrido elétrico Prius, de maiores vendas e estrutura no país. Saltou de 485 unidades em 2016 para 2.470 ano passado, graças a trabalho profissionalmente dirigido: envolvimento da rede de concessionários, redução de preços, situando-o pouco acima do Corolla. Cercou o consumidor com certezas de manutenção, garantia e fez crescer o valor de revenda.

Nas definições para os próximos anos, empresa, junto com outros interessados, conseguiram sensibilizar o Ministro Marcos Jorge de Lima, do MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços -, a adotar e antecipar medida incluída na estrutura do Projeto Rota 2030: a aplicação de IPI idêntico à tributação dos carros 1,0 – 7%. Com isto preços reduzir-se-ão e competitividade aumentará.

Medida tem início de vigor previsto para março, coincidindo com efeito-demonstração ora em aviamento pela Toyota, investindo para transformar o motor do Prius em flex, apto a operar com álcool.

Segundo a Toyota, no projeto de adequação do híbrido ao uso de etanol, combustível renovável gerando eletricidade, carro será recordista no cumprimento aos desejos dos órgãos federais, ao emitir a menor quantidade de CO2, enorme conquista para o meio ambiente, uma evolução decisiva o Brasil, como enfatiza Miguel Fonseca, Vice Presidente Executivo.  

Roda-a-Roda
Mercado – Para ajustar-se aos tempos de recuperação e preferências do mercado, BMW foca nos SAV – Sport Activity Vehicles, classificação por ela criada – e responsável por 55% de suas vendas no país.

O que - Apresentou o X2, para vende-lo em maio, restante da família X: 1,2,3,4,5 e 6. Destaque para o X5M. Letra indica os produtos com desenvolvimento especial da marca bávara para aumento de performance.

Números – Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi fechou o primeiro ano de agregação crescendo 6.5% e cravando 10,6M de veículos vendidos. Na prática, de cada nove veículos comercializados no mundo, um é da Aliança: Renault, Nissan, Mitsubishi, Dacia, Renault Samsung, Alpine, Lada, Infiniti, Venucia, Datsun, atuando em 200 países.

Pré venda – Indefinida a imposição tributária sobre veículos importados, Volvo trouxe da Suécia iniciais 200 unidades do novo XC40, todas vendidas. SUV, quatro cilindros turbo, 2,0 litros, 190 cv, o mais potente do segmento.

Mais – Semi autônomo, quer dele fazer a bandeira da marca. Fluxo normal de importações previsto para julho, quando o Projeto Rota 2030, regulando o setor automobilístico, estiver em vigor, permitindo encomendas.

Opção – Peugeot importou novo lote de 500 unidades do SAV espanhol 3008. Mais acessórios, inflando conteúdo para atender reclamos da clientela.

…. II – Curiosamente optou aumentar vendas de produto importado, deixando de aplicar-se ao re-lançamento do nacional 2008, de ótimas características, porém de pequena e injusta participação no mercado.

Nova ? – Proclama-se Nova Peugeot, rótulo curioso quando vistos seu mapa de vendas, performance, presença, encolhidas no Centro Oeste – exceto Brasília -, Norte e Nordeste. Talvez deva relançar-se, como Peugeot, de Novo

Caminho – Ford apresentou o Ka em versão Freestyle, esforço para fazer ponte entre o hatch e a morfologia de SAV e SUV, anunciando-o como produto mundial. Quer ser visto como um EcoSport pequeno.

Ajuste – Plataforma e partes do Ka, implementos em conectividade, maior altura do solo e promessas de Ford de habilidades para andar fora de estrada, apesar da tração simples.

Classificação – Enquadra-o como CUV – Compact Utility Vehicle. Nova categoria traz desnecessário tropeço fonético.

Quase novo – Honda iniciará distribuir aos revendedores versão revista do City, sedã construído sobre a plataforma do Fit. Mudanças, anteriormente indicadas pela Coluna, não caracterizam novo modelo, mas segunda parte do ciclo de vida.

O que ? – Apesar de retoque, exige alterações no visual frontal e posterior, pequenas mudanças interiores, implementação da conectividade. Mecânica não muda – leia-se não terá o sistema ESP, pró-estabilidade.

Responsabilidade – Primeira Câmara de Direito Civil, do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu, a Prefeitura operadora do sistema de estacionamento urbano Zona Azul, é responsável pelos danos ocorridos aos veículos nela estacionados. Por enquanto vale para SP.

Melhor – Dunlop, marca ex inglesa, agora japonesa, com o sobrenome do criador do pneu, implantou novo ciclo no Brasil. Esteve aqui ao início da indústria automobilística e depois foi-se. Nova fase, no Paraná, marcada pela conquista de grandes clientes, como Volkswagen, Fiat e Toyota, exibindo capacidade de disputar preços.

Presença – Fez cinco milhões de unidades em 2017; quer crescer 20% neste exercício; construir nova fábrica para pneus para carga. Curiosidade, os Dunlop equipando o novo VW Virtus, apresentado semana passada, eram importados.

Negócio – Início da retomada das vendas pela indústria automobilística mostrou o elo fraco da corrente de produção, a de auto peças. Para evitar interrupção no fornecimento de partes a Volkswagen aplica seu peso financeiro para facilitar empréstimos de grandes bancos às menores empresas. As maiores foram assumidas por multi nacionais.

MAN 900 – Fábrica de caminhões e ônibus sucedendo tal atividade à Volkswagen, MAN registra atingir a marca de 900 mil veículos produzidos no país. Do total, mais de 750 mil construídos pelo inovador sistema Consórcio Modular, em Resende, RJ.

Liquidação – Motorrad, área de motocicletas da BMW faz promoção para limpar o estoque dos modelos 2017. Desconto de R$ 4.000 para as topo R 1200 Rallye, a R$ 71.900. Modelo R, desconto menor, a R$ 62.900.

Pesquisa – Para entender sua posição no mercado nacional, importadora da motocicleta Royal Enfield conduz pesquisa entre formadores de opinião especializados no setor.

O que - Marca, antes inglesa, agora é indiana mantendo desenho e conformação dos modelos surgidos na década de ’50. Portam o saudosismo, preço menor, mas em uso sofrem as consequências do projeto superado.

Índia – Distante do nosso conceito de produtor de veículos, a Índia fornece ao Brasil as Royal Enfield, as partes formadoras da moto BMW G 310 GS, e muitos componentes do Renault Kwid.

RANGE ROVER EVOQUE E DISCOVERY SPORT PRODUZIDOS NO BRASIL CHEGAM COM NOVOS MOTORES INGENIUM

As linhas de veículos Land Rover Discovery Sport e Range Rover Evoque produzidas na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, Rio de Janeiro, chegam à versão 2018 equipadas com a nova geração de motores Ingenium nas opções diesel e gasolina.

Totalmente desenvolvidos pela Jaguar Land Rover, a linha de motores Ingenium que equipa os dois modelos traz estrutura extremamente leve com ampla utilização do alumínio, cabeçotes de DOHC de 16 válvulas com comando variável e balanceadores duplos que proporcionam índices de ruído e vibração ainda menores.

Com 240 cv de potência, ambos os motores entregam o que existe de mais avançado em tecnologias que garantem um excelente desempenho em todos os tipos de terreno com ampla economia de combustível e, por consequência, menores níveis de emissões.


O propulsor a gasolina substitui a linha GTDi usado na linha Range Rover Evoque desde seu lançamento, em 2011. O novo Ingenium traz os mesmos 240 cv de potência mas traz melhorias significativas em relação ao seu antecessor.

O novo motor Ingenium empurra o Evoque da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,3 segundos e o faz atingir a velocidade máxima de 217 km/h. Tal desempenho é garantido com a ajuda de um turbocompressor de duplo fluxo, alimentado por um coletor de escape integrado que reduz significativamente o atraso (turbo lag) e diminui o tempo de resposta do motor.

A linha 2018 do modelo passa a ser oferecida também com motor Ingenium diesel de 240 cavalos, uma opção a mais aos clientes que já contavam com o Ingenium diesel de 180 cv desde 2016.

Extremamente potente, o motor traz excelentes 51 kgfm de torque, levando o modelo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,5 segundos e à velocidade máxima de 204 km/h. Esse motor de alta performance tem 7,2 kgfm adicionais de torque e atinge de 0 a 100 km/h 1,4 segundos mais rápido que o já aclamado motor de 180 cv.

O propulsor é equipado com um Turbo compressor duplos sequenciais, que proporcionam a combinação ideal entre potência e excelente dirigibilidade em situações de baixa velocidade.
Seu sistema de injeção de combustível common-rail de alta pressão e a total otimização do fluxo nos injetores, que otimizam ao máximo o consumo ao mesmo tempo em que oferecem excelente potência.

As linhas 2018 do Range Rover Evoque e Discovery Sport equipadas com as novas opções de motores Ingenium já estão disponíveis nas concessionárias Jaguar Land Rover em todo o Brasil.

Novo Audi TT RS desembarca no Brasil


Chega ao país o novo Audi TT RS Coupé, versão mais apimentada do TT Coupé. Equipado com motor 2.5 de cinco cilindros capaz de desenvolver 400 cv, o esportivo tem desempenho poderoso, dirigibilidade incrível e oferece boa estabilidade e segurança. Seu preço sugerido é de R$ 424.990.

Graças à utilização de ligas de metais leves, diminuição dos atritos internos e ao aprimorado desdobramento de potência, o novo motor 2.5 TFSI entrega um desempenho 17% maior, apesar de não haver mudança no deslocamento volumétrico de 2.480 cm³. 

O cárter e bloco do motor são agora concebidos em ligas de alumínio, o que reduz seu peso em 18 kg. 

O propulsor 2.5l é extremamente compacto, medindo menos de 50 cm de comprimento, além de ser, no total, 26 kg mais leve que o anterior. Com 400 cv, ele oferece um nível de potência nunca antes atingido. O torque máximo de 480 Nm é disponibilizado entre 1.700 e 5.850 rpm, o que garante uma força surpreendente, acompanhada de um som inconfundível. Devido à sequência de ignição 1-2-4-5-3, alternando entre os cilindros externos e por fim no central, impõe um ritmo de funcionamento característico e especial.

O TT RS Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, o que corresponde aos níveis alcançados pelos superesportivos. A velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Apesar do aumento no desempenho, conseguiu-se reduzir o consumo de combustível.

A potência do motor 2.5 TFSI alcança o asfalto por meio do sistema de tração integral quattro acoplado à transmissão S tronic de sete velocidades, com trocas de marchas feitas em frações de segundo. 

A embreagem multidisco eletro-hidráulica, do sistema de tração, distribui a força de forma totalmente variável entre os dois eixos e conforme a necessidade. Isso assegura uma alta aderência ao piso aumentando ainda mais a diversão ao volante. A vetorização de torque contribui para uma condução ainda mais ágil, eficiente e segura.

Além do peso reduzido, o TT RS tem uma ótima dirigibilidade, conseguida a partir do sistema de construção de diversos materiais de seu chassi esportivo

A direção, bastante direta, proporciona um contato próximo com a estrada e transforma a condução em trechos sinuosos e desafiadores em uma experiência extremamente prazerosa

O eixo dianteiro é equipado com discos de freio de aço ventilados e perfurados, e as quatro rodas de liga leve tem um diâmetro de 19 polegadas. Na traseira são instalados discos de aço rígidos. O veículo traz ainda a suspensão esportiva RS, desenvolvida especialmente para os modelos esportivos da marca.

A lista de equipamentos inclui Audi virtual cockpit, bancos esportivos de couro Napa Fina, acabamento interno em fibra de carbono, volante multifuncional esportivo com base aplanada revestido em couro, capas dos retrovisores na cor preto brilhante, escapamento esportivo RS, faróis Full Led, lanternas traseiras em OLED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além de câmera de ré, Audi drive select, sistema Keyless-Go, suspensão esportiva RS, Audi smartphone interface, sistema de som Bang & Olufsen e rádio MMI com sistema de navegação.



Honda City 2018 traz novo design e está ainda mais completo


A Honda apresenta a linha 2018 do City. O modelo chega ao mercado renovado, com novo design, equipamentos inéditos e mantendo qualidades únicas em aproveitamento de espaço interno, sofisticação, conforto e eficiência energética.

Na linha 2018, o City será oferecido em cinco versões, todas equipadas com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, de até 116 cv e transmissões CVT ou manual de cinco velocidades.

Para ampliar a presença marcante do City 2018, a Honda promoveu mudanças expressivas no design da segunda geração do modelo. O sedã recebeu novos para-choques, na dianteira e traseira, que trazem linhas mais horizontais e esportivas e que tornam o visual mais largo, valorizando o porte do City.

A nova grade frontal traz design inédito que avança sobre os faróis, trazendo o logotipo da Honda destacado e ampliado ao centro. Os faróis também são novos e trazem luzes de rodagem diurnas em LED integradas de série, em todas as versões do City.

Esses novos faróis também trazem iluminação ampliada, com refletor duplo e lâmpadas halógenas em todas as versões, com exceção do modelo EXL que recebe um conjunto exclusivo com luzes em LED tanto para o farol baixo como para o alto, ampliando a sofisticação e a segurança de rodagem em ambientes de baixa iluminação.

Na traseira, o novo para-choque reforça o desenho mais horizontal proposto para a linha 2018, com novas lanternas com guias em LED, de desenho inédito, nas versões LX, EX e EXL. Nestas versões, o City recebe uma nova roda de liga leve de 16 polegadas com desenho exclusivo. A versão DX, por sua vez, passa a ser equipada com rodas de liga leve de 15 polegadas, que trazem também um desenho inédito.

Com um interior refinado e produzido com materiais de qualidade, a segunda geração do City trouxe detalhes de acabamento únicos como o painel de desenho sofisticado, com molduras contrastantes, equipamentos de categoria superior, como ar-condicionado digital full touchscreen (nas versões EX e EXL) e muito espaço interno e amplo porta-malas, de 536 litros de capacidade, fruto da premissa da Honda de oferecer o Máximo para o Homem e o Mínimo para a Máquina.

Em todas as versões, o City 2018 traz itens de série como: ar-condicionado (manual nas versões DX, Personal e LX, e digital touchscreen na EX e EXL); sistema de som com Bluetooth e entrada USB; direção elétrica EPS; acionamento elétrico para travas das portas e vidros das quatro portas; volante com ajuste de altura e profundidade e chave do tipo canivete com sistema de travamento e destravamento das portas com imobilizador, dentre outros vários equipamentos.

Para a linha 2018, a Honda adotou uma nova cor para o acabamento no painel presente a partir da versão LX, que ganhou um cinza mais escuro, enquanto os bancos, nas versões equipadas com tecido, trazem também uma nova padronagem. Além desses equipamentos, a versão se destaca por trazer bancos traseiros rebatíveis em 40/60 e controle de áudio no volante.

No City EX a novidade fica por conta da adoção dos airbags laterais, em adição aos dois frontais, de série em todas as versões. Também oferece como destaques o ar-condicionado digital touchscreen automático, volante com acabamento em couro e apoio de braço central dianteiro revestido e com porta-objetos, bem como o controle de cruzeiro e o sistema de áudio com tela de 5 polegadas, oito alto falantes, que oferecem uma qualidade sonora superior, além de câmera para manobras em marcha à ré.

A versão EXL traz uma nova central multimídia de sete polegadas que traz navegador integrado e conectividade com o sistema Apple CarPlay e Android Auto. De fácil operação, apresenta manuseio semelhante ao de um tablet, permitindo a operação intuitiva de mapas do sistema de navegação nativo, ou do Waze (por meio do Android Auto).

Toda a linha City é equipada com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. A tecnologia i-VTEC, desenvolvida pela Honda, varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação. Assim, oferece excelente desempenho e economia de combustível.

Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm - quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm.

As versões Personal, LX, EX e EXL trazem a transmissão CVT com conversor de torque, o que melhora a força de tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. A versão DX possui transmissão manual de cinco velocidades, com engates curtos e precisos, uma característica comum das transmissões Honda.

O City 2018 chega ao mercado em cinco versões - DX, LX, EX e EXL, além da nova versão Personal. São oferecidas transmissões manual, na versão DX, e CVT, nas demais - com simulação de sete marchas nas versões EX e EXL por meio dos paddle-shift no volante.

A versão Personal é equipada com transmissão CVT e oferece, de série, controle de cruzeiro, retrovisores com luz indicadora de direção e o painel Bluemeter. O City Personal traz ainda os equipamentos comuns à todas as versões, como ar-condicionado, direção elétrica EPS, vidros elétricos com função um toque, subida de vidros automática com o acionamento duplo do botão do alarme e travas elétricas em todas as portas, bem como volante com regulagem de altura e profundidade.

Todas as versões trazem duas cores inéditas: o Branco Estelar Perolizado e o Azul Boreal (metálico), cores que estreiam no modelo. Compõem a gama o Branco Tafetá (sólido), o Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas) e o Preto Cristal (perolizado). A linha possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem.

Preços*:
DX - MT: R$ 60.900,00
Personal - CVT: 68.700,00
LX - CVT: R$ 72.500,00
EX - CVT: R$ 77.900,00
EXL - CVT: R$ 83.400,00

*valores adicionais para pintura metálica (R$ 990,00) e especial (R$1.290,00)

IVECO BUS entrega 14 veículos a clientes no Peru

A IVECO BUS, marca CNH Industrial, em parceria com a Motored, empresa automotiva da Ferreycorp, realizou a entrega de 14 ônibus modelo 170S28 Euro 5. 

A Empresa de Transportes y Servicios Nueva América S.A, companhia com 30 anos de trajetória dedicada ao transporte urbano de passageiros, é um dos primeiros clientes da montadora no Peru, com 80% da sua frota composta de veículos da marca. Já a empresa El Rápido tem mais de 26 anos de experiência atendendo os roteiros mais importantes de Lima, capital peruana. 

A entrega aconteceu na cidade de Carabayllo e contou com a presença de executivos e representantes da IVECO BUS, Motored, Nueva América e El Rápido. Os novos modelos 170S28 estão equipados com tecnologia europeia e se destacam por proporcionar maior eficiência e potência com menor consumo de combustível. 

Os ônibus possuem motor FPT Industrial, modelo NEF ID, capaz de desenvolver 280CV e 950Nm de torque, cumprindo o padrão de emissões Euro V. Os veículos têm câmbios manuais de 6 velocidades + 1 ré. O chassi das unidades permite uma carroceria de ônibus urbano de 12 metros. 

FPT Industrial amplia participação no Show Rural Coopavel 2018

Neste ano a FPT Industrial, produtora de powertrain, amplia a participação no Show Rural Coopavel, que acontece entre os dias 05 e 09 de fevereiro em Cascavel (PR). 

Além de expor os motores Cursor 10, no estande da Case IH, e Cursor 13, no estande da New Holland Agriculture, como ocorreu no ano passado, a FPT também demonstrará as qualidades do propulsor N67 no espaço da J. Malucelli, que em 2017 se tornou Distribuidor Master da FPT Industrial para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O motor N67 equipa potentes colheitadeiras, tratores e máquinas de construção. Além de versátil, o propulsor é referência de conformidade com a nova legislação MAR-I / Tier 3, pois emite em média 60% menos poluentes, o que representa a redução de emissão de Material Particulado (MP) na atmosfera em cerca de 1.000 toneladas ao ano, e de 12.000 toneladas de óxidos de 

MAN Latin America supera a marca de 900 mil veículos produzidos

A MAN Latin America, responsável pelas marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN, acaba de ultrapassar a marca de 900 mil veículos produzidos em sua história, desde a criação da empresa em 1981. A fábrica de Resende responde por grande parte desse volume: do total, mais de 750 mil caminhões e ônibus foram montados pelo Consórcio Modular, sistema único e inovador de produção.

Ao longo dos quase 37 anos desde o primeiro caminhão Volkswagen, o maior volume produzido foi de modelos da linha Worker, que aliam robustez e versatilidade, com cerca de 430 mil unidades. Com pouco mais de uma década no mercado, os Constellation ocupam o segundo lugar, com aproximadamente 210 mil veículos. A linha Volksbus, que está prestes a completar 25 anos, já conta com 140 mil chassis fabricados.

Na quarta posição, com mais de 105 mil veículos, aparecem os modelos da linha Delivery, que protagonizou o maior lançamento da montadora na última década e se baseou nessa receita de sucesso para estrear os novos produtos. Os modelos extrapesados MAN TGX também impressionam: com cinco anos de mercado, já superaram a marca de 5 mil unidades produzidas.


Desses montantes, mais de 136 mil veículos foram destinados aos 30 mercados internacionais em que a MAN Latin America atua. Ao todo, mais de 50 diferentes produtos Volkswagen e MAN estão disponíveis a frotistas e transportadores autônomos de todo o mundo.

A linha de caminhões e ônibus Volkswagen está em meio a um ciclo de investimentos no valor de R$ 1,5 bilhão, o maior em sua história. Os recursos estão direcionados à constante renovação de sua linha de produtos, inovações em digitalização e conectividade, atualização das linhas de montagem em sua fábrica de Resende e expansão da marca VWCO no mercado internacional.


Em Resende, a MAN Latin America concentra seu centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, com uma engenharia 100% brasileira. A partir de suas instalações no interior do Estado do Rio de Janeiro, a empresa conceitua todos os caminhões e ônibus Volkswagen que chegarão a mais de 30 países pelo mundo. São 600 engenheiros dedicados a desenvolver veículos para mercados emergentes.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Em pista inédita Nelsinho Piquet luta por seu primeiro pódio na Jaguar Racing

A FIA Fórmula E disputa neste sábado sua primeira corrida nas ruas de Santiago, iniciando a fase latino-americana da temporada 4 em um país que recebe a categoria pela primeira vez.

Credenciado por dois quartos lugares em três corridas (o último deles inclusive com direito a melhor volta da prova), Nelsinho Piquet desembarca animado no Chile.

Motivado pela performance dos carros da Panasonic Jaguar Racing em Hong Kong e Marrakesh, o primeiro campeão do mundo da categoria global dos carros elétricos crê que seu poder de adaptação a novos circuitos pode ser decisivo para um resultado ainda mais expressivo neste sábado.

A pista chilena tem 12 curvas e 2,44 km de extensão e vai marcar a primeira de três passagens da Fórmula E por países latino-americanos. Depois do Chile, a categoria parte para a capital mexicana e, a seguir, para o balneário uruguaio de Punta del Este.

Com um quarto da temporada 4 realizado, Piquet Jr aparece em quarto lugar na tabela de classificação, com 25 pontos acumulados. A Panasonic Jaguar Racing também ocupa a quarta posição no campeonato de equipes.

A programação do ePrix de Santiago determina dois treinos livres, às 9h e 11h30 (pelo horário de Brasília), ambas com transmissão no canal oficial da categoria no Facebook. A tomada de tempo tem início às 13h, e a largada da prova de 37 voltas acontece às 17h. Os canais Fox Sports exibem o treino de definição do grid e a corrida.

O que disse Nelsinho Piquet:

“Adoro pistas novas, porque o desafio de aprender traçados inéditos é algo que me agrada muito. E acredito que levo alguma vantagem nisso, pois sempre que estreamos algum circuito na Fórmula E eu me dei muito bem. Ficamos muito tempo no simulador para conseguir extrair o máximo dos carros em Santiago. O time vem num embalo muito positivo. Foram só três corridas, mas estamos prova após prova mostrando que o carro é bom. Então vamos continuar o trabalho das outras etapas, tentar ganhar vantagem quando os outros erram ou têm problemas. Estou olhando para o pódio e acho que podemos chegar lá em Santiago”

Fernando Calmon - Alta Roda - VW Virtus empodera compactos

Alta Roda nº 978/328 30– 0114 023– 0oda nº852/0211508– 2oda nº851/2018

Fernando Calmon
Ofertas estão cada vez mais sofisticadas no mercado brasileiro. A chegada do Virtus, como legítimo representante da nova leva de sedãs compactos anabolizados (que inclui em fevereiro o Fiat Cronos e, mais adiante, o Toyota Yaris sedã), é prova disso. O novo modelo da Volkswagen é o que mais oferece espaço interno, em especial no banco traseiro. Suas dimensões internas e externas estão bem próximas às do atual Jetta, um médio que só será substituído no fim do ano pelo modelo 2019 (apresentado no Salão de Detroit), maior que o atual. 

Esta coluna não tem por hábito começar a analisar um produto pelo preço. Costuma ser ponto sensível e fator determinante para muitos compradores. No entanto, a Volkswagen mostrou certa coerência no posicionamento estratégico entre seus dois produtos inteiramente novos. As versões de entrada, intermediária e superior do Polo vão de R$ 50 mil a R$ 70 mil. O Virtus foi colocado entre R$ 60 mil e 80 mil. Não por coincidência, o sedã Honda City fica nessa mesma faixa de preço – entre R$ 61 mil e 81 mil – e convive com o médio Civic. Portanto, há oportunidades para todos. 

Uma das explicações para as variações de preços está na motorização. O Virtus tem versão de entrada com motor de 1,6 litro aspirado de 117 cv (etanol) que se enquadra em faixa de IPI maior (mais quatro pontos percentuais). As outras duas agregam motores turbo de 1 litro, 128 cv (etanol), porém no uso diário se comportam como um 2-litros aspirado. O torque de 20,4 kgf.m aparece logo a apenas 2.000 rpm. Faz grande diferença na dirigibilidade e principalmente na economia de combustível. A marca alemã aproveitou para colocar a versão intermediária como sua “peça de resistência”, além do que já representa em geral no mercado. 

O novo modelo, como o Polo, destaca-se por agregar tecnologias sofisticadas, a exemplo do quadro de instrumentos, o manual do proprietário interativo e, acima de tudo, grau máximo em termos de segurança passiva (também recebeu cinco estrelas no teste do Latin NCAP e laurel extra por proteção ao pedestre em caso de acidente). Evidente que isso se reflete em custos maiores e simplificações foram feitas. Materiais de acabamento pobres, ausência de alças no teto e descuidos no revestimento do porta-malas (ótimos 521 litros) são alguns exemplos. 

Por outro lado, há pormenores de certa sofisticação nesse segmento – apoio de braço central com regulagem longitudinal e saídas de climatização para o banco traseiro – convivendo (mal) com tampa de porta-luvas sem abertura amortecida. Molas a gás estão ausentes na tampa do porta-malas, mas há braços de articulação sem interferência com a bagagem. O Virtus também se destaca pelo estilo equilibrado e menos conservador, embora a parte dianteira seja idêntica à do Polo, solução de compromisso com o preço final. Seria desejável certa diferenciação. 

Por fim, além das conspícuas vantagens de espaço interno, novas tecnologias e do modo como freia, acelera e faz curvas, volta a questão do preço. A fábrica decidiu compensar ao diminuir custos de manutenção e também de reparos, mais baratos, em caso de pequenas colisões no bem reconhecido critério do Cesvi Brasil, Centro de Experimentação e Segurança Viária. 

RODA VIVA

TOYOTA, ao completar 60 anos de instalação no País, passa a operar em três turnos pela primeira vez. É para produzir em Sorocaba (SP) o Yaris, a partir de junho, com lançamento em agosto da versão hatch (sedã, no fim do ano). A marca japonesa tem perdido um pouco de participação de mercado por evitar os três turnos. Agora está segura da reação do mercado. 

LINHA de SUVs da BMW continuará a avançar na preferência dos clientes da marca alemã no Brasil. Com a chegada do X2, no segundo trimestre, e do X7 no fim do ano deve aumentar para 60% a participação nas vendas. Empresa produzirá o novo X3 em Araquari (SC), onde já aplicou R$ 1 bilhão. Dependendo do programa Rota 2030, o refinado X2 também será nacionalizado. 

ESPECIALISTAS nos EUA acham que as baterias não são solução definitiva para carros elétricos por várias razões, sempre comentadas neste espaço. Há inclinação para admitir pilhas a hidrogênio como alternativa mais viável por resolver o problema de autonomia. Infraestrutura, embora também cara, encontraria muitos interessados em investir bastante. 

OUSAR mais, nova ordem para a Peugeot. Vai dobrar para 500 unidades por mês a importação do 3008 e assim atender toda a demanda por este SUV moderno, de harmonia incomum entre interior e exterior. Para tal acrescentou versão Griffe Pack por R$ 154.990 (R$ 9 mil extras). Vem com rodas de aro 19, novos recursos de segurança e nível 2 de condução autônoma. 

CUSTOS de produção no México são cerca de 20% menores que os do Brasil. Principal fator para o avanço da indústria mexicana na classificação dos maiores produtores de veículos do mundo, além da proximidade com Estados Unidos e Canadá. Segundo Alberto Torrijos, da consultoria Deloitte, México produzirá 5 milhões de veículos em 2020 e será o quinto colocado no mundo. 


PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmo fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2



GERRY MCGOVERN,DA LAND ROVER, GANHA PRÊMIO DE DESIGNER DO ANO

Gerry McGovern, chefe de design da Land Rover, foi eleito Designer do Ano no Festival Automobile International. O prêmio Grand Prix du Design reconhece os projetos da Land Rover de McGovern e sua influência em toda a indústria automobilística.

Os prêmios são decididos por um júri de 15 pessoas da indústria automotiva, esporte, arquitetura, moda, design, cultura e mídia. Os membros do juri incluíram o arquiteto Jean Michel Wilmotte, a estilista Chantal Thomas, a designer Anne Asensio e Etienne Gernelle, presidente e CEO da revista Le Point.

Rémi Depoix, presidente do Festival Automobile International, disse: "Gerry McGovern foi reconhecido pelo júri do 33º Festival Automobile International de Paris por sua surpreendente obra-prima, o Range Rover Velar, e também por toda sua carreira. Uma de suas realizações notáveis é adaptar o DNA da Land Rover, uma transformação que começou com o Range Rover Evoque. A indústria automotiva britânica foi reinventada na visão de Gerry e a Land Rover tem uma história de sucesso incrível. Parabéns para ele e sua equipe".

Gerry McGovern, chefe de design da Land Rover, disse: "É um momento incrivelmente gratificante para ser designer na indústria automotiva. Ser reconhecido por um júri de diferentes áreas mostra a importância do design em todas as nossas vidas. Minha equipe trabalhou incansavelmente para criar os veículos mais desejáveis, que nossos clientes irão amar por toda a vida - veículos que mexem com nossos clientes em um nível emocional".

O novo Velar, quarto membro da família Range Rover, preenche o espaço entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport. A Jaguar Land Rover anunciou que, a partir de 2020, todos os novos veículos serão eletrificados. 

VOLARE CRESCE QUASE 20% NO VAREJO E AMPLIA LIDERANÇA ENTRE OS MINIÔNIBUS

Imagem: Julio Soares  
Com a venda de 1.215 veículos em 2017, que resultou no crescimento de 19,94% em comparação com as 1.013 unidades registradas no ano anterior, a Volare ampliou a sua liderança no mercado brasileiro de micro-ônibus e atingiu participação de 52,7%.

O desempenho alcançado foi acima das expectativas e do crescimento de 14% registrado pelo mercado brasileiro, com 2.304 unidades, em 2017, contra 2.021, no ano anterior), informa João Paulo Ledur, diretor do Negócio Volare. O aumento da demanda foi consequência da maior aplicação dos veículos nos segmentos de fretamento e turismo que têm optado por modelos com dimensões ideais para o deslocamento de pequenos grupos mantendo as suas características de conforto e praticidade.

João Paulo Ledur esclarece que o crescimento dos negócios não inclui a participação da fabricante no programa do Governo Federal Caminho da Escola, para fornecimento de miniônibus para o transporte escolar.

O programa de exportações contribuiu para os resultados da Volare, com destaque para o Chile, responsável por mais de 65% das vendas. Foram comercializadas 370 unidades no mercado externo contra 430 veículos no mesmo período de 2016, com retração de 14%, mas acima da média histórica em torno de 350 unidades.
   

Há 47 anos, Goodyear desenvolvia pneus exclusivos para missão Apollo 14



Em 31 de janeiro de 1971, uma nova empreitada espacial era iniciada com o objetivo de recomeçar as missões na Lua. Tratava-se da missão Apollo 14, que completa hoje 47 anos, e estava equipada com pneus Goodyear XLT. Denominado de Apollo 14 MET (Modularized Equipment Transporter), o módulo portátil de uma bancada científica, que contava com duas rodas, coletava todo o material da superfície lunar.

Totalmente diferentes dos pneus tradicionais, os modelos especiais, concebidos após 10 anos de desenvolvimento, contam com características peculiares. Veja algumas curiosidades sobre o desenvolvimento e a aplicação do pneu lunar:

Em vez de ar, os pneus Goodyear XLT eram inflados com nitrogênio – que, além de não suportar combustão, ajudava a minimizar o risco de incêndio na aeronave.

2. Para que estivessem na condição ideal para circularem na lua, os pneus eram primeiro inflados na Terra em uma câmara de vácuo. Ao serem removidos, as câmaras de ar no interior do pneu sucumbiam à pressão atmosférica do nosso planeta. Mas retornavam ao seu estado normal quando a aeronave estava a caminho da atmosfera lunar.

3. O pneu Goodyear XLT foi desenvolvido para transportar cargas de 60 libras lunares, o que equivalente a 360 libras na Terra. Com essa carga, esses pneus de baixa pressão imprimiam uma pegada mais larga e mais plana que os ajudava a fluir suavemente sobre a superfície lunar, além de passar por pedras sem risco de perfuração.

4. Os pneus Goodyear XLT tinham 40,64 centímetros de altura e 10,16 centímetros de largura, mas pesavam – considerando o pneu e a câmara de ar – menos de 1,3 quilograma.

5. Para suportar um ambiente tão hostil quanto o da lua, os pneus lunares tinham que aguentar temperaturas que variavam entre -29,4 e mais de 121 graus Celsius.

A missão foi bem sucedida e houve tempo inclusive para que Alan Shepard improvisasse algumas jogadas de golfe, as primeiras realizadas fora do planeta Terra, usando um taco improvisado.

JAGUAR I-PACE RECARREGA EM MENOS DE 45 MINUTOS, EM TESTE NA SUÉCIA


O I-PACE, carro totalmente elétrico da Jaguar que promete carregamento e performance rápidos, terá suas vendas iniciadas em 1º de março, globalmente. Capaz de carregar a bateria em menos de 45 minutos*, o lançamento tem funcionalidade de carro esportivo e de um SUV prático perfeito para o dia a dia – desde a ida diária à escola ou trabalho, até encarando temperaturas abaixo de zero.

Testado rigorosamente em diferentes tipos de terrenos temperaturas extremas, o I-PACE enfrentou o Ártico em um teste feito pela Jaguar Land Rover em Arjeplog, na Suécia, a temperaturas tão baixas como -40°C.

Tony Westerlund, um potencial cliente da Suécia, fez algumas perguntas interessantes sobre como é viver com o I-PACE nas condições árticas, particularmente em termos de estabilidade e tração de gelo e neve. Para responder às suas perguntas, os engenheiros da Jaguar o convidaram para dirigir o carro em Arjeplog pela primeira vez e ver como o ele foi testado para garantir o desempenho em condições extremas.

"O I-PACE não só terá carregamento rápido o suficiente para permitir que os clientes mantenham suas atividades cotidianas, como oferece um desempenho poderoso e preciso em diversas condições de climas extremos. Aliado às credenciais versáteis da nossa célebre família PACE, este será um SUV de performance elétrico como nenhum outro”,comenta Ian Hoban, diretor da linha de veículos Jaguar.

Os clientes poderão utilizar a energia principal para ligar a bateria e ajustar a temperatura da cabine antes de uma viagem. O pré-condicionamento do carro assegura a máxima potência, desempenho e conforto, seja em temperaturas congelantes ou extremamente quentes. 

As configurações de tempo de carregamento e os horários preferidos podem ser feitas a partir do sistema de bordo InControl ou remotamente por um aplicativo de smartphone, e é fácil como configurar um alarme.

O Jaguar I-PACE será lançado globalmente em 1º de março e apresentado ao público no Salão do Automóvel de Genebra, em 6 de março. Os preços e a estreia no mercado brasileiro ainda não foram definidos.

Campeonato Paulista de Motovelocidade estreia nos dias 17 e 18 de fevereiro, em Interlagos

Foi iniciada a contagem regressiva para a abertura do Campeonato Paulista de Motovelocidade 2018. No final de semana dos dias 17 e 18 de fevereiro, o Autódromo de Interlagos recebe a competição Estadual mais emocionante do país. Promovido pela Motors Company, o evento, que integra o calendário oficial da Federação Paulista de Motociclismo (FPM) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), irá consagrar o novo Campeão Paulista em oito diferentes categorias, divididas entre amadoras e profissionais. São esperados ao menos 250 pilotos e um público superior a duas mil pessoas ao longo de cada uma das rodadas. 

Neste ano, o Campeonato Paulista terá quatro etapas que serão realizadas em dois finais de semana de rodadas duplas. A 1ª e a 2ª etapa serão disputadas nos dias 17 e 18 de fevereiro e marcam a abertura do Estadual. Já a 3ª e a 4ª etapa estão programadas para os dias 11 e 12 de agosto, mais uma vez no Autódromo de Interlagos, e encerram a competição. 

As inscrições para o Campeonato Paulista de Motovelocidade 2018 estão abertas. Para participar, o piloto deve entrar em contato com a organização do evento e escolher a categoria desejada. Importante destacar que todos os participantes devem, obrigatoriamente, estar em dia com a Federação Paulista para finalizar a inscrição. 

O Campeonato Paulista será disputado em oito categorias. Os competidores de elite irão correr na GP PRO 1000 e na GP PRO 600, exclusivas aos pilotos profissionais. Aqui a promessa é de pegas incríveis com os maiores nomes da motovelocidade brasileira. Já os pilotos amadores, que tenham realizado cursos de pilotagem, poderão participar da GP Light, também dividida em GP Light 1000 e GP Light 600, conforme a cilindrada da moto. 

O Estadual também contemplará os pilotos que correm em motos de menor cilindrada. Na categoria GP 250cc estão homologadas as motos Honda CB Twister 250, Kasinski GT-R 250, Yamaha Fazer 250, Kawasaki Ninja 250, Honda CB 300R e KTM Duke 200. A categoria GP 300cc permite a utilização das motos Kawasaki Ninja 300 e Kawasaki Z300, e na GP 390cc os pilotos poderão entrar na pista de Interlagos com os modelos Yamaha R3, Yamaha MT-03, KTM Duke 390 e BMW G310. 

Os pilotos iniciantes também poderão participar do Campeonato Paulista de Motovelocidade pela GP Escola. Esta categoria será exclusiva aos participantes do curso ‘Racing Interlagos 2018’, que será ministrado pelo piloto Leandro Mello. Paralelamente, ao longo de cada uma das etapas, serão realizadas Clínicas de Pilotagem, onde cada aluno receberá instruções práticas e terá a oportunidade de aprimorar suas técnicas de pilotagem. 

Para fazer a inscrição ou obter mais informações, entre em contato com a Motors Company através dos telefones (11) 99670-6569 ou (11) 3938-3451, ou ainda pelo e-mail curso@motorscompany.com.br

SERVIÇO: Campeonato Paulista de Motovelocidade 2018
QUANDO: 1ª e 2ª etapas nos dias 17 e 18 de fevereiro
ONDE: Autódromo de Interlagos;
ENDEREÇO: Av. Senador Teotônio Vilela, 261, Interlagos, São Paulo (SP)

“Expedição Nissan: À procura do início do Brasil” finaliza etapa do Mato Grosso


A "Expedição Nissan: À procura do início do Brasil" finalizou a etapa do Mato Grosso com uma visita ao Parque da Chapada dos Guimarães. A frota de 15 Nissan Frontier conduzida por jornalistas e convidados enfrentou trechos de off road, nos quais as os recursos de fora de estrada, segurança e novas tecnologias do utilitário foram utilizados.

Para complementar os cerca de 900 km rodados durante toda a expedição no Mato Grosso, o dia começou com uma visita ao mirante da cachoeira do Véu da Noiva. 

Formada pelas águas do Córrego Coxipozinho, a cachoeira de 86 metros de altura é cercada por paredão de arenito em um vale em forma de ferradura. Nele podem ser encontrados ninhos de araras vermelhas, que sobrevoam a queda d´água com frequência, criando um belo espetáculo visual para os visitantes.

Na sequência, a caravana esteve na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), autarquia que gere Unidades de Conservação federais. Lá, os expedicionários puderam conhecer mais detalhes sobre os parques e sítios arqueológicos que o Brasil tem e como é o trabalho do instituto.

A Nissan aproveitou a visita para oficializar a doação de equipamentos de audiovisuais para o ICMBIO. 

Os equipamentos serão utilizados para palestras e cursos oferecidos no instituto para visitantes, estudantes, profissionais de meio ambiente, arqueólogos, entre outros.

Os aventureiros, então, seguiram para a Cidade de Pedra, um dos lugares mais bonitos da Chapada dos Guimarães. Seus paredões com até 350 metros de desnível e uma paisagem inesquecível foram esculpidos pelo vento e pela chuva. As formações lembram ruínas de uma cidade, o que lhe valeu o nome. A região conta ainda com aves como a arara vermelha e, em baixo, no vale, nascem alguns dos córregos do parque, como o Mutuca.