Em 31 de janeiro de 1971, uma nova empreitada espacial
era iniciada com o objetivo de recomeçar as missões na Lua. Tratava-se da
missão Apollo 14, que completa hoje 47 anos, e estava equipada com pneus
Goodyear XLT. Denominado de Apollo 14 MET (Modularized Equipment Transporter),
o módulo portátil de uma bancada científica, que contava com duas rodas,
coletava todo o material da superfície lunar.
Totalmente diferentes dos pneus tradicionais, os modelos
especiais, concebidos após 10 anos de desenvolvimento, contam com
características peculiares. Veja algumas curiosidades sobre o desenvolvimento e
a aplicação do pneu lunar:
Em vez de ar, os pneus Goodyear XLT eram inflados com
nitrogênio – que, além de não suportar combustão, ajudava a minimizar o risco
de incêndio na aeronave.
2. Para que estivessem na condição ideal para
circularem na lua, os pneus eram primeiro inflados na Terra em uma câmara de
vácuo. Ao serem removidos, as câmaras de ar no interior do pneu sucumbiam à
pressão atmosférica do nosso planeta. Mas retornavam ao seu estado normal
quando a aeronave estava a caminho da atmosfera lunar.
3. O pneu Goodyear XLT foi desenvolvido para
transportar cargas de 60 libras lunares, o que equivalente a 360 libras na
Terra. Com essa carga, esses pneus de baixa pressão imprimiam uma pegada mais
larga e mais plana que os ajudava a fluir suavemente sobre a superfície lunar,
além de passar por pedras sem risco de perfuração.
4. Os pneus Goodyear XLT tinham 40,64 centímetros de
altura e 10,16 centímetros de largura, mas pesavam – considerando o pneu e a
câmara de ar – menos de 1,3 quilograma.
5. Para suportar um ambiente tão hostil quanto o da
lua, os pneus lunares tinham que aguentar temperaturas que variavam entre -29,4
e mais de 121 graus Celsius.
A missão foi bem sucedida e houve tempo inclusive para
que Alan Shepard improvisasse algumas jogadas de golfe, as primeiras realizadas
fora do planeta Terra, usando um taco improvisado.
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