Sucesso de público e crítica, o novo BMW M4 CS, um dos
modelos mais aguardados por admiradores da marca bávara, acaba de desembarcar
no Brasil. Equipado com um motor de seis cilindros em linha, de 2.979 cm³ e 24
válvulas, e apto a entregar nada menos que 460 cv e 600 Nm de torque máximo, o
mais potente BMW Série 4 homologado para rodar nas ruas chega ao mercado
nacional, como edição limitada em seis unidades, com preço público sugerido de
R$ 663.950.
Produzido na fábrica da BMW de Munique, na Alemanha, o
novo BMW M4 CS marca a introdução de uma nova nomenclatura para os modelos BMW
M. Ele preenche o espaço entre o BMW M4 Coupé e o M4 GTS, versão desenvolvida
para o uso em circuitos fechados.
O motor de alta performance teve sua potência elevada
para 460 cv, o que significa 29 cv a mais que o motor do BMW M4 convencional.
Graças à tecnologia M TwinPower Turbo, o BMW M4 CS acelera do 0 (zero) aos 100
km/h em apenas 3,9 segundos.
A velocidade máxima do cupê, equipado de série com
o Pacote M Driver, é de 280 km/h, limitados eletronicamente. O motor de seis
cilindros em linha, submetido à pressão por dois turbocompressores mono-scroll,
foi projetado para entregar um alto rendimento, uma linha de torque elevada –
mesmo em baixas rotações – e uma grande eficiência do intercooler. O sistema
conta ainda com injeção direta de gasolina High Precision Injection, sistema de
controle variável nas válvulas VALVETRONIC e controle variável do comando de
válvulas Duplo-VANOS.
O BMW M4 CS vem equipado com transmissão de dupla
embreagem M DKG, de sete marchas e sistema Drivelogic. Este câmbio é
refrigerado a óleo e permite engatar as marchas automaticamente, ou se
preferir, trocá-las manualmente por meio das hastes posicionadas atrás do
volante. As mudanças de marcha ocorrem em frações de segundo e sem interrupção
do fluxo de torque. Ao mesmo tempo, a sétima marcha possui relação longa para
manter as rotações baixas e minimizar o consumo de combustível em deslocamentos
mais longos.
A suspensão do novo BMW M4 CS é extremamente leve, com
componentes feitos de alumínio forjado nos eixos dianteiro e traseiro. Isso
contribui para a estabilidade do veículo além de beneficiar sua dirigibilidade.
O M4 CS é equipado de série com a suspensão Adaptive M, cuja geometria foi
ajustada para oferecer um desempenho aprimorado tanto nas ruas quanto nas
pistas.
Prova disso é que o cupê foi desenvolvido e lapidado na pista de teste
mais exigente de todas quando o assunto é carros esportivos de alta desempenho:
a lendária Nürburgring Nordschleife. Seu tempo percorrido no entorno do anel,
de 7min38s, insere o CS no território dos carros superesportivos.
Assegurar a melhor aderência possível em todas as
condições de condução é responsabilidade do sistema DSC (Controle de
Estabilidade Dinâmico) – que inclui M Dynamic Mode – e o Active Differential
(diferencial ativo). Os sistemas de controle para a suspensão Adaptive M, DSC e
Active M Differential foram modificados de acordo com os requisitos dinâmicos do
BMW M4 CS assim como a configuração da direção eletromecânica.
O condutor tem a
opção de ajustar as configurações da direção e suspensão às suas preferências
pessoais ou às demandas da rota em questão. Para isso, ele pode selecionar um
dos três modos de condução (Comfort, Sport e Sport+) com o toque de um botão.
Embora o modo Comfort seja particularmente adequado às condições de estrada
precárias, a condução urbana e viagens curtas, o Sport é ideal para os
motoristas interessados em acelerar por trajetos rústicos. E para aqueles que
preferem pisar fundo em circuitos fechados, o modo Sport+ abrirá caminho para
tempos de volta cada vez mais rápidos. O Sport+ gerencia todos os sistemas
relevantes para oferecer a melhor dinâmica possível.
Além disso, as rodas de liga leve de 19 e 20 polegadas,
dianteiras e traseiras, respectivamente, desenvolvidas exclusivamente para o M4
CS, também são muito apropriadas para uso em pista. De série calçam pneus
Michelin Pilot Sport Cup 2. Os pneus semi-slick, também homologados para
trafegar nas ruas, propiciam uma aderência imbatível e suprema estabilidade
lateral em altas velocidades, bem como a melhor tração para arrancar
rapidamente em curvas fechadas.
O interior do novo BMW M4 estabelece um ambiente
esportivo. Os assentos esportivos M são revestidos com Alcantara e couro,
incluindo a forração da guarnição interna das portas feitas de fibras naturais
prensadas, com alças de lona no lugar dos puxadores convencionais. A tampa do
motor – com a característica saída de ar atrás de uma saliente elevação marcada
por vincos – e o teto são feitos a partir de materiais leves, extremamente
rígidos e de alta tecnologia de composto de fibra de carbono com plástico
reforçado (CFRP).
Fiel à forma, os designers da BMW M deram os novos
contornos ao M4 CS e que refletem sua intenção explicitamente esportiva. A
assinatura visual é caracterizada por uma frente proeminente, adornada por
faróis de LED duplos de última geração, spoiler dianteiro com grandes entradas
de ar e dividido em três seções. Estas aberturas servem para refrigerar o motor
de alto desempenho com um amplo suprimento de ar e os freios de compostos de
cerâmica e carbono, equipados com pinças de quatro pistões, na frente, e dois
pistões, na traseira.
O novo defletor de ar frontal, específico para o modelo,
é feito de fibra de carbono. Este defletor juntamente com o difusor traseiro –
o mesmo usado no BMW M4 GTS – assim como o aerofólio montado sobre a tampa do
porta-malas, formam um conjunto capaz de reduzir ao máximo as forças
aerodinâmicas ascendentes. As luzes posteriores agregam tecnologia inovadora
OLED e foram concebidas pela BMW M para os modelos M4 CS e M4 GTS.
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