O Fiat Cronos chega com uma nova proposta para o nicho
dos sedãs.. A começar pelo design de linhas dinâmicas que percorrem e unificam
todos elementos da carroceria. A dianteira se destaca por traços fortes, com
aspecto musculoso, e capô alongado, estilo típico de modelos esportivos. Essa
característica é reforçada pelos faróis, que invadem as laterais com uma
assinatura em LED, e é complementada pela grade com elemento central cromado,
que também demonstra o refinamento do sedã.
As laterais revelam uma superfície vigorosa que se
conecta harmonicamente à traseira alta e ampla, com lanternas em LED com
desenho angulado e sedutor. A tampa abriga um dos maiores porta-malas da
categoria, com impressionantes 525 litros de capacidade.
O design do Fiat Cronos é envolvente, estimulante,
moderno e cheio de personalidade. O estilo arrojado aliado à
sofisticação se reflete no interior, com muito espaço e modernidade. O olhar é
atraído para o sistema multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas, em estilo
flutuante como um tablet e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, de
série em quatro das cinco versões, permitindo acessar Waze e WhatsApp, entre
outros aplicativos. O equipamento pode ser controlado a partir do volante
multifuncional.
O pacote tecnológico que abraça o novo Fiat Cronos tem
uma lista imensa, mas pode-se destacar o
iTPMS - sensor de pressão dos pneus – outro item de série em todas as versões
–, o quadro de instrumentos com display digital de 7 polegadas em alta
definição, o sistema Start&Stop para economia de combustível, partida por
botão sem chave, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt
down e puddle lamps (luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das
portas), sensores de chuva, crepuscular e ofuscamento, ar-condicionado
automático digital, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de
estacionamento, direção elétrica e o sistema de partida a frio sem tanquinho.
Esta sofisticação tecnológica se repete em todo o
conjunto mecânico, ancorado na nova geração de motores da FCA. São duas opções
de motorização flex (1.3 Firefly e 1.8 E.torQ EVO), e três de transmissão
(manual, GSR Comfort automatizada e automática de 6 marchas).
O sedã da Fiat oferece air bags laterais, ESC
(controle eletrônico de estabilidade), TC (controle de tração), HH (Hill
Holder) e sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis.
Os estudos demonstraram que os consumidores do segmento
de sedãs compactos, em sua maioria, são casados, têm ao menos um filho, viajam
constantemente com a família e possuem um único automóvel, que, assim, precisa
atender a preceitos fundamentais como bom espaço interno e de porta-malas,
conforto e segurança. Outros itens como design, desempenho e economia de
combustível também têm participação relevante na decisão de compra.
Outro ponto de destaque revelado nas pesquisas foi o
desejo do cliente por conteúdos tecnológicos que realmente sejam úteis e que
façam diferença em seu dia-a-dia . Ou seja, o consumidor não está mais
interessado em sistemas que à primeira vista pareçam modernos, mas que pouco ou
nada acrescentem no uso prático constante. Essa percepção foi relevante na
escolha de diversos itens já citados que equipam o Fiat Cronos, como o sistema
multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas e suas funções de projeção do celular
na tela.
Com cinco versões, duas possibilidades de motores e três
opções de transmissão, o Fiat Cronos oferece uma ampla oferta para os mais
variados subsegmentos do setor de sedãs. E essa grande variedade de versões
possibilita atender uma ampla faixa de preço e necessidades. Conheça todas
elas:
Cronos 1.3
Opção de entrada, é impulsionada pelo motor Firefly
quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos com
100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas. Como itens de série há
ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava
elétrica, chave com telecomando, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador
de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5
polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, pontos ISOFIX, sistema
iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do
motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de
segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça
central traseiro, volante regulável em altura e outros.
Ainda, existe uma ampla gama de acessórios da Mopar para
equipar também esta versão.
Cronos DRIVE 1.3
Em relação à versão anterior, o Fiat Cronos Drive 1.3
acrescenta o sistema multimídia Uconnect Touch 7 polegadas e a segunda porta
USB – voltada para os passageiros traseiros.Como opcionais estão disponíveis faróis de neblina, banco
traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré com linhas dinâmicas,
sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com tilt down (ajuste
automático do espelho do lado do passageiro para uma posição mais baixa nas
manobras de ré) e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros e
alarme.
Cronos DRIVE 1.3 GSR
Esta versão é equipada com o motor Firefly 1.3 e câmbio
automatizado GSR (Gear Smart Ride) Comfort de cinco marchas com controle por
botões no console central, de acionamento simples e intuitivo. O GSR Comfort
inclui importantes funções como a Sport, que aciona um modo de condução mais
esportivo, e Auto Upshift Abort, que proporciona retomadas mais fortes. A
versão traz ainda paddle shifters atrás do volante, pelos quais o motorista
pode trocar as marchas manualmente. Nesta configuração o Fiat Cronos tem os
melhores números de consumo de combustível da gama, seja com etanol ou gasolina
no tanque.
Também são de série nessa versão, além dos itens do Drive
1.3, o Start&Stop, Ambient Lights, que conferem ao interior do Cronos ainda
mais refinamento e sofisticação, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de
braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com
tilt down e repetidores de seta integrados e ainda os seguintes itens de
segurança:
ESC (Controle Eletrônico de
Estabilida, TC (Controle de Tração), HH
(Hill Holder.O Fiat Cronos Drive 1.3 GSR ainda pode ser equipado
opcionalmente com faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga
leve, câmera de ré com sensor de estacionamento e alarme.
Cronos PRECISION 1.8
Com câmbio é manual de cinco marchas, a versão é equipada
com motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (ambos
com 100% de etanol). Esse propulsor tem o sistema de coletor de admissão
variável - VIS (Variable Intake System), que garante mais força em baixas
rotações. Com até 4.000 rpm o ar que vai para os cilindros passa por um caminho
mais longo, favorecendo o torque. A partir daí, uma aleta é acionada fazendo
com que o ar percorra trajeto mais curto, incrementando a potência.
São equipamentos de série dessa versão, além daqueles da
Drive 1.3, faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de 16
polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e
repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro
bipartido, sensor de estacionamento traseiro e alarme.
Opcionalmente, o Fiat Cronos Precision 1.8 pode receber
ainda air bags laterais dianteiros, câmera de ré com linhas dinâmicas, display
TFT de 7 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, ar-condicionado
automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento,
espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps, Keyless
Entry’N’ Go, sensor de chuva, sensor de luminosidade, bancos em couro,
maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Cronos PRECISION 1.8 AT6
Nessa configuração, o Cronos possui câmbio automático de
seis velocidades, o mesmo utilizado na picape Fiat Toro e no Fiat Argo. Além de
seu funcionamento suave e em perfeita harmonia com o motor 1.8 E.torQ Evo VIS,
conta com o recurso Neutral Function, que auxilia na economia de combustível ao
desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito – o que também
evita a incômoda sensação de que o sistema está forçando os freios.
Além dos itens da versão Precision 1.8, a versão automática
traz como equipamentos de série paddle shifters atrás do volante para troca
manual das marchas, controle de velocidade de cruzeiro, Ambient Lights, apoio
de braço para o motorista, volante revestido de couro e maçanetas e frisos das
portas cromados. Os itens opcionais disponíveis para esta versão são os mesmos
da Precision 1.8, com exceção das maçanetas e frisos cromados (de série aqui).
O novo Fiat Cronos chega ao mercado em oito cores. Três
são sólidas (Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine), três metálicas
(Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio) e duas perolizadas (Branco Alaska
e Vermelho Marsala).
Preços de
lançamento:
Cronos 1.3 - R$ 53.990
Cronos Drive 1.3 - R$ 55.990
Cronos Drive 1.3 GSR - R$ 60.990
Cronos Precision 1.8 - R$ 62.990
Cronos Precision 1.8 AT6 - R$ 69.990
Nenhum comentário:
Postar um comentário