A MAN Latin America, responsável pelas marcas Volkswagen
Caminhões e Ônibus e MAN, acaba de ultrapassar a marca de 900 mil veículos
produzidos em sua história, desde a criação da empresa em 1981. A fábrica de
Resende responde por grande parte desse volume: do total, mais de 750 mil
caminhões e ônibus foram montados pelo Consórcio Modular, sistema único e
inovador de produção.
Ao longo dos quase 37 anos desde o primeiro caminhão Volkswagen, o maior volume produzido foi de modelos da linha Worker, que aliam robustez e versatilidade, com cerca de 430 mil unidades. Com pouco mais de uma década no mercado, os Constellation ocupam o segundo lugar, com aproximadamente 210 mil veículos. A linha Volksbus, que está prestes a completar 25 anos, já conta com 140 mil chassis fabricados.
Na quarta posição, com mais de 105 mil veículos, aparecem os modelos da linha
Delivery, que protagonizou o maior lançamento da montadora na última década e
se baseou nessa receita de sucesso para estrear os novos produtos. Os modelos extrapesados
MAN TGX também impressionam: com cinco anos de mercado, já superaram a marca de
5 mil unidades produzidas.
Desses montantes, mais de 136 mil veículos foram
destinados aos 30 mercados internacionais em que a MAN Latin America atua. Ao
todo, mais de 50 diferentes produtos Volkswagen e MAN estão disponíveis a
frotistas e transportadores autônomos de todo o mundo.
A linha de caminhões e ônibus Volkswagen está em meio a um ciclo de
investimentos no valor de R$ 1,5 bilhão, o maior em sua história. Os recursos
estão direcionados à constante renovação de sua linha de produtos, inovações em
digitalização e conectividade, atualização das linhas de montagem em sua
fábrica de Resende e expansão da marca VWCO no mercado internacional.
Em Resende, a MAN Latin America concentra seu centro
mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus,
com uma engenharia 100% brasileira. A partir de suas instalações no interior do
Estado do Rio de Janeiro, a empresa conceitua todos os caminhões e ônibus
Volkswagen que chegarão a mais de 30 países pelo mundo. São 600 engenheiros
dedicados a desenvolver veículos para mercados emergentes.
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