segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Fábrica da Paccar pode ficar em Ponta Grossa (PR)

Luciana Duarte, para AB
www.automotivebusiness.com.br
A Paccar aproveitará a 18ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte), maior evento do gênero na América Latina, para lançar oficialmente a marca de caminhões DAF no Brasil. A montadora vai exibir cinco modelos, em um estande de 600 m², próximo do espaço da Ford Caminhões. “Estamos finalizando as estratégias que cercam a operação e ainda não podemos informar os modelos que serão apresentados”, disse o tesoureiro e porta-voz da Paccar, Robin Easton. 

Em entrevista exclusiva a Automotive Business, a Paccar, sediada em Bellevue, nos Estados Unidos, confirmou que vai iniciar a construção da fábrica no Brasil antes do fim deste ano. As negociações com o governo do Paraná estão avançadas e o protocolo de intenções poderá ser assinado em setembro. A planta será construída em uma área de até 3 milhões de m².

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional do Paraná, João Luis Kovaleski, diz que a região de Ponta Grossa é a mais forte candidata para receber os investimentos da montadora, estimados US$ 210 milhões. “Além de oferecer bom suprimento de energia elétrica e gás natural, a região permite fácil acesso aos portos do Paraná e de Santa Catarina”, destaca.

Segundo Kovaleski, após a publicação da notícia sobre o empreendimento da Paccar no portal Automotive Business e a reprodução da informação na mídia nacional, a montadora entrou em período de silêncio. Ele já sabe que um grupo de executivos da montadora acerta detalhes com 15 fornecedores brasileiros.

Caminhões DAF

Os planos de nacionalização da Paccar envolvem o lançamento, a partir de 2013, de três diferentes cavalos mecânicos da linha DAF, modelos LF, CF (foto) e XF, com cabines avançadas (“caras-chatas”), predominantes no portfólio das marcas presentes no Brasil. Os veículos são testados há quase dois anos na América do Sul, mas a montadora não revela mais detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário