segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Fiat Pernambuco vai mesmo para Goiana

Redação AB www.automotivebusiness.com.br


A Fiat aceitou trocar Suape por Goiana para instalar sua fábrica em Pernambuco, conforme adiantou o Diário de Pernambuco no mês passado. No dia 26 de julho o jornal publicou que o anúncio oficial da mudança seria feito na terça-feira passada, 2 de agosto. Mas a data foi remanejada em função do lançamento da nova política industrial do governo, marcado para o mesmo dia. Na agenda do governador do Estado, Eduardo Campos, a nova data escolhida para informar os detalhes do rearranjo é a próxima terça-feira, 9.

Goiana ofereceu condições melhores do que Suape para a construção da segunda fábrica da Fiat no País. Segundo informa o jornal pernambucano, a unidade ocupará um terreno de 12 milhões de metros quadrados entre as usinas de São José e Santa Tereza. O mesmo local abrigará a fábrica de automóveis, centro de desenvolvimento e um grande campo de provas da montadora (que se ressente da falta de um para desenvolver produtos no Brasil).

Tudo indica que municípios paraibanos, na fronteira norte de Pernambuco, próximos a Goiana, também poderão receber investimentos de fábricas de alguns dos 60 fornecedores que vão compor o novo polo automotivo do Nordeste.

A região pernambucana conhecida como Mata Norte também abrigará um novo centro logístico, com a construção de um porto, estradas e até um aeroporto local. A Fiat ficará ligada com fornecedores no Litoral Sul de Pernambuco por meio do Arco Metropolitano, um rota alternativa à congestionada BR-101.

A fábrica da Fiat precisava de mais espaço e encontrou. Com isso, o governo estadual deverá economizar R$ 200 milhões que seriam necessários para fazer a terraplenagem da área que havia sido escolhida para a Fiat em Suape, duas vezes e meia menor (4,4 milhões de metros quadrados) que o terreno de Goiana. O valor economizado deverá ser investido nas obras de infraestrutura logística e do novo porto de Atapuz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário