sábado, 20 de agosto de 2011

Ford Racing Trucks/Território Motorsport é pentacampeã do Rally dos Sertões nos Caminhões

Piano/Davi/Mendes:

Ao cruzar a rampa de chegada na praia do Cumbuco, em Fortaleza (CE), a Ford Racing Trucks/Território Motorsport confirmou nesta sexta-feira que é a equipe mais premiada do Rally dos Sertões na categoria Caminhões. Com a vitória de Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca na décima etapa na T4.1 (Caminhões Leves), o trio sagrou-se Tetracampeão da 19ª edição do Rally dos Sertões, na categoria, enquanto a equipe é Pentacampeã, são cinco títulos consecutivos entre 2007 e 2011.

O trio levou 1h30m26s para completar a última Especial, de apenas 86 quilômetros, entre Sobral e Caucaia (CE), que foi o divisor de águas para celebrar mais uma conquista para o trio. Piano/Mendes/Fonseca venceram o Prólogo, o Super Prime e a maioria das etapas nos Caminhões Leves. A bordo do F4000 Território 4x4, a equipe oficial da Ford Caminhões liderou a categoria, do início ao fim da competição.

Maior vencedor da história do Rally dos Sertões na categoria Caminhões, com quatro títulos, Edu Piano ampliou o número de troféus que se somam agora a um título na Geral dos Carros conquistado em 2005. "Este título representa muito para mim, pois é o resultado do trabalho, dedicação e profissionalismo de toda uma equipe. Um novo título sempre tem um sabor diferente e porque viemos focados para vencer e cumprimos o objetivo e, ainda, fomos os mais rápidos em quase todas as Especiais, numa das edições mais difíceis que já participei", diz o pentacampeão, que há 16 anos participa da prova.

O navegador cearense comemorou mais vitória em casa. "É muito bom chegar em casa com mais um troféu e ter a família nos esperando na chegada. O quatro título foi importante porque consolidou mais o trabalho e amizade com Edu e Davi. Mas como o ser humano quer sempre mais, estaremos de volta no ano que vem, para buscar novas conquistas", ressalta Mendes.

Já o co-piloto Fonseca, tem dois motivos para celebrar, além do tetracampeonato do trio, a chegada de seu terceiro filho. André nasceu no último dia 11, quando ele estava no início do rali e ainda nem pode conhecê-lo. "Esta vitória será dedicada ao meu filho, ainda mais porque foi a mais difícil que participei. Fiquei muito feliz, porque apesar da quebradeira, o caminhão esteve perfeito e não quebrou nem na etapa Maratona", ressalta o mecânico.

Mesmo andando em ritmo forte e na liderança, Piano e equipe adotaram a estratégia de correr menos riscos e administrar a grande vantagem para o segundo colocado da categoria, na reta final. "O caminhão mostrou de novo que é potente, robusto e muito bem preparado para enfrentar o Sertões, tanto que venceu cinco edições seguidas. Quero aproveitar e agradecer a toda a equipe Território Motorsport pela dedicação, aos nossos patrocinadores que apostaram mais uma vez no nosso potencial e em especial ao Solon, um excelente navegador e amigo, e ao Davi pelo trabalho exemplar", finaliza Piano.

O Rally dos Sertões teve início no dia 9 de agosto em Goiânia com um roteiro de 4.026 quilômetros, dos quais cerca de 60% de trechos cronometrados, que cruzou cinco Estados (Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará). Foram 10 dias árduos mas recompensadores para aqueles que cruzaram a rampa de chegada nesta sexta-feira. Os Campeões da edição 2001 foram: Cyril Despres (Motos), Tom Rosa (Quadriciclos), Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Carros), Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca (Caminhões Leves) e Guido Salvini Netto/Flavio Bisi/Fernando Chwai (Caminhões Pesados).

Perfil da dupla - Amigos dentro e fora dos grids, Edu Piano e Solon Mendes têm em comum a paixão pelo off-road e uma longa quilometragem nos ralis, com títulos, conquistas e muitas histórias para contar.

Paulistano, 42 anos, Piano é o único piloto que fez todas as edições do Rally dos Sertões desde a abertura da categoria carros em 1996. Iniciou sua trajetória como jipeiro em 1990 quando fazia trilhas na Serra da Cantareira (SP), tanto que foi o primeiro jipeiro a ser Campeão do Rally dos Sertões em 2005, na Geral dos Carros. A partir de 2007 entrou para a categoria Caminhões. De lá para cá foram cinco títulos de Campeão na prova: um nos Carros e quatro nos Caminhões. Entre outras conquistas recebeu o Capacete de Ouro 2005 como Melhor Piloto Off-Road. Em 1990 montou a sua própria equipe de rali, a Território Motorsport, com sede em Tatuí/SP, considerada uma das principais no cenário off-road.



O cearense Mendes, tem 47 anos e uma trajetória de 25 anos no off-road. Começou como piloto de enduro em 1986 e depois passou a navegar para carros. Recordista de participações do Rally Piocerá/Cerapió, em 24 edições venceu em 12 delas (entre Moto e Carros). Em 2006 entrou para equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport para navegar para Ricardo Domingues, irmão de Piano. Um ano depois passou a fazer dupla com Piano e desde então, conquistou quatro títulos de Campeão do Sertões, a bordo do F4000 Território 4x4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário