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Um dos Renault adquiridos em lote. |
Tudo se iniciou há uns 15 atrás, quando, lendo um classificado de jornal vi um anúncio de venda de quatro carros Renault. Quem seria o maluco que teria tantos Renault? E qual foi a minha surpresa, vinha como brinde um monobloco, que o proprietário dizia que estava em bom estado.Assim, depois de uma grande negociação sobre o valor comprei os quatro, e veio o Brinde. Lá, não fui, comprei pelas fotos e, quando aqui chegaram, não eram de todo ruins. Como já tinha o meu monobloco de corrida me tornei o feliz proprietário de 6 (seis), ex-Renault.
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Este é um Gordini diversas vezes premiado em exposições |
As reformas começaram pelo Dauphine 1962, que seria branco com estofamento preto, depois veio o Gordini creme 1964 com estofamento vermelho, depois o Gordini cinza 1965 com estofamento vermelho e finalmente o Gordini 1968 azul petróleo com estofamento havana.Os carros são totalmente originais, e foram premiados em vários eventos, quando eram meus ou já em poder dos seus novos proprietários. Neste meio tempo resolvi fazer uma réplica de meu carro de corrida, pois o monobloco original, encontrado há uns 20 anos atrás estava em péssimo estado.
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Funcionando hoje como na década de 60! |
Assim, foi iniciada a construção em cima do Brinde, que já estava com suspensão para poder movimentar pela oficina. Foi quando os meus amigos que freqüentavam a oficina começaram a dizer: Você está fazendo uma réplica do seu carro de corrida, que pena que não é o original, pois não sobraram quase nada destes carros de corrida. Então resolvi mudar tudo, eles tinham razão, o original estava em um outro deposito, junto com várias tranqueiras de carros antigos.
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O que seria uma réplica acabou sendo um restauro |
Resolvi sacrificar o Brinde, tirando dele tudo o que fosse necessário em lataria, começando pelo assoalho completo, pois o original era uma renda portuguesa. Foi-se a travessa dianteira, uma parte da traze ira, a aonde vai à caixa, e outras coisas. E o pobre coitado ficou em um canto ocupando espaço. Por varias vezes pensei em desmontar, só que sou contra isso.
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Nada de entre-eixos menor e sim a criação de uma porta maior |
Um dia fiquei com pena dele e lembrei de uma loucura da juventude, fazer um Gordini de 2 portas, pois nunca tinha visto um com a carroceria como se fosse de fabrica. Saí à procura, nos livros, de como seriam estas portas, qual seu tamanho, como ficariam em relação ao entre - eixo, como ficaria a lateral trazeira, um monte de perguntas que teriam de ser respondidas. Assim depois de uma longa pesquisa, finalmente encontrei a relação entre – eixo e a porta de um carro cupê.
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Acabamento primoroso |
Ali estava o segredo da harmonia das linhas laterais: elas tinham que ficar maiores em 17 cm, a coluna tinha que recuar, e a lateral traze ira também. Assim, hoje, quando as pessoas olham, juram que o carro é menor, mas está com o entre - eixo de fabrica. Quem sou eu, para modificar uma coisa que sempre foi ótima nestes carros, a sua tendência de fazer curva.
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O volante, presente de Luigi Ciai, é um Ferrero especial para os Fiat Abarth dos anos 60 |
Então veio a idéia de aproveitar o que estava sobrando dentro da oficina: vários chassis de fusca retirados dos Interlagos, no passar dos anos.Assim veio ao mundo o Gordini Hot, outro salvo da fornalha das fundições.
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Este é o resultado final da obra de Nelson Cintra |
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Este motor vindo de um Passat TS 1980 será brevemente substituído por um que fale alto!
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A assinatura do artista - Nelson Cintra |
OBS: a parte mecânica e uma outra historia.
ESTE GORDINI, ENTRE OUTROS ANTIGOS RESTAURADOS POR NELSON CINTRA, ESTARÃO NO ENCONTRO DO FORTE COPACABANA- RIO - ENTRE 2 E 4 DE SETEMBRO PRÓXIMOS.
Alguém sabe como contactar o dono deste carro ?? Grato. juliosdferreira@gmail.com
ResponderExcluirJúlio, tente
ResponderExcluirnelsoncintra2007@gmail.com