terça-feira, 9 de agosto de 2011

Toyota lança carregador para veículos híbridos e elétricos

A Toyota, em parceria com a Toyota Media Service, desenvolveu o G-Station, uma estação de recarga para veículos elétricos e híbridos plug-in produzidos no Japão. As vendas do G-Station no país devem começar a partir de julho, por intermédio do Toyota Media Service. 


O G-Station possui 200V de potência e pode ser utilizado em veículos elétricos (EV) e híbridos plug-in (PHV) da Toyota e também de outras marcas. O equipamento permite que o smart-card instalado nesses automóveis seja identificado sem a necessidade de contato com a estação de recarga. 

Há ainda a possibilidade de conectar o G-Station à internet, por meio do Toyota Smart Center, elaborado pela empresa para reunir dados sobre o consumo de energia de cada condutor. O sistema opera em uma nova plataforma global em nuvem, desenvolvida junto com a Microsoft. 

Com este recurso, os usuários do G-Station podem receber e-mails informando sobre o término da recarga do veículo e consultar a localização e disponibilidade das estações. Os dados sobre os carregadores também poderão ser acessados em sistemas de navegação produzidos por outros fabricantes. 

Os administradores das unidades G-Station, por sua vez, conseguem identificar os usuários da unidade de recarga com o auxílio do smart-card e acessar os históricos de utilização do serviço, efetuar cobranças e até monitorar a estação à distância. 

A localização dos carregadores pode ser visualizada e adicionada como destino nos navegadores compatíveis com o G-Book e com o Smart G-Book, serviços de informação disponibilizados pela Toyota aos seus consumidores japoneses. 


O G-Station estará disponível nas versões Padrão e Avançado. A unidade principal da versão A será comercializada a 280.000 ienes (sem impostos), tornando-se o carregador com funções de telecomunicações mais acessível da indústria. Além de vender o G-Station para os concessionários em todo o território japonês, a Toyota Media Services também expandirá as vendas para locais movimentados, como shoppings e restaurantes. A expectativa é de que sejam vendidas 3.000 unidades do G-Station até o final de 2.012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário