Redação AB
www.automotivebusiness.com.brO Grupo Volkswagen apresentará este ano um conceito de plataforma global batizado de MQB (na ilustração ao lado), sigla para Matriz Modular Transversal. As marcas VW, Audi, Skoda e Seat irão se beneficiar dessa nova arquitetura para veículos com motor transversal. A MQB utiliza parâmetros para o compartilhamento de componentes por diferentes veículos.
A aplicação dessa arquitetura abrange veículos de portes bastante diferentes. Se já estivesse em uso, poderia ser aplicada ao mesmo tempo no Polo, Beetle, Jetta, Tiguan e Passat, por exemplo. No futuro, esses e outros modelos poderão teoricamente ser produzidos na mesma linha de montagem, apesar das diferenças consideráveis entre um e outro.
Os primeiros veículos novos a ser produzidos com base na MQB serão o sucessor do Audi A3 e a nova geração europeia do Golf. Uma das características importantes da Matriz Modular Transversal é a posição uniforme de montagem de todos os motores (EA211 a gasolina de até 150 cv e EA228 a diesel até 190 cv).
Essa estratégia reduz não só as variações de motor, como também de transmissão, sem efeitos negativos, segundo a montadora alemã. Com isso, além de padronizar motores de combustão interna, a plataforma MQB também permite uma posição idêntica para todos os conceitos de propulsão alternativa, de versões a gás natural ou híbridas até as totalmente elétricas.
Segundo a VW, a arquitetura MQB abre novas oportunidades para o grupo pela possibilidade de produção em volumes elevados e preços competitivos. O novo conceito vai reduzir o peso dos veículos e democratizar inovações em segurança, informatização e entretenimento.
A imagem permite entender melhor a flexibilidade do conceito MQB.
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