Henning Dornbusch, presidente da BMW no Brasil |
Redação AB
www.automotivebusiness.com.brHenning Dornbusch (foto), presidente da BMW no Brasil, disse ao portal Exame na quarta-feira, 18, que há grande possibilidade de sair uma decisão positiva sobre a construção da fábrica da marca em Santa Catarina, provavelmente em Araquari, no norte do Estado, onde representantes da empresa alemã já fizeram várias sondagens. A empresa ainda analisa o novo regime automotivo e as concessões que terá de fazer antes de bater o martelo. À agência Reuters, Dornbusch declarou no início desta semana que a decisão pode sair até junho. Em 2011, o plano de construir uma fábrica no Brasil estavam adiantados, as negociações com o governo catarinense e com a prefeitura de Araquari tinham avançado, e a BMW planejava fazer o anúncio antes do fim do ano. Mas depois que o governo, em setembro, alterou as exigências de nacionalização e passou a cobrar 30 pontos porcentuais extras no IPI de carros importados, o projeto voltou para a gaveta, à espera de uma flexibilização das regras. Dornbusch disse que o regime automotivo foi positivo nesse sentido, mas ainda há muitos detalhes a resolver sobre o tema.
O executivo afirmou que é besteira dizer que o IPI (maior) não afeta o segmento de luxo no País. “O consumidor faz contas e ninguém pagaria R$ 160 mil por um carro que custava R$ 120 mil meses atrás. Houve impacto e o segmento premium está em queda no País”, enfatizou. As vendas da marca em março foram de 590 unidades, contra 1.009 no mesmo mês de 2011, e não haveria como superar, em 2012, os resultados excepcionais do ano passado.
Dornbusch disse ainda à Exame que, na média, o repasse aos preços provocado pelos 30 pontos adicionais de IPI foi de 16%. Dos 14% não repassados aos preços, 12% foram absorvidos pela BMW e os outros 2% com pelos concessionários no País. Há duas novidades para o ano, depois do recente lançamento da nova geração do Série 1: a nova geração do Série 3 e uma nova motorização do X1.
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