A Iveco acaba de lançar sua linha Daily (van, furgão e chassis para inúmeras aplicações), com um novo motor diesel F1C nos padrões Euro 5. O novo propulsor foi desenvolvido pela Fiat Powertrain Technologies (FPT), conforme as exigências da norma de emissões do Proconve 7 (Euro 5) e possui turbo R2S produzido pela BorgWarner em Campinas.Com capacidades de 3,5 a 7 toneladas, o motor com turbo de dois estágios do Iveco Daily gera entre 147 e 170 cv, sendo esta, a versão a mais potente do segmento e ainda 9% mais econômica que a anterior. O R2S é composto por turbos BorgWarner K03 e B2, respectivamente de alta e baixa pressões.O novo motor F1C, de 4 cilindros em linha e 16 válvulas destaca-se pela elasticidade e desempenho, graças às duas turbinas. Com válvula wastegate, a turbina menor não pára de funcionar, enquanto a maior só é acionada nas rotações mais altas – mantendo o torque em sua faixa máxima por mais tempo (entre 1.250 e 3.000 rpm)O R2S, com o uso de dois turbocompressores, proporciona maior potência, economia de combustível e tem papel fundamental no cumprimento das rigorosas normas de emissões atualmente vigentes nos principais países do globo. O motor ainda possui um avançado resfriador de circulação de gases de escapamento (EGR).
Com muitas novidades além do motor - alavanca de mudanças no painel, caixa de marchas com seis velocidades, interior redesenhado e novo painel -, o Daily marca, no Brasil, a entrada da Iveco no Euro 5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário