sexta-feira, 20 de abril de 2012

DESEMPENHO GLOBAL DO SETOR AUTOMOTIVO – Fevereiro 2012


A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente no ano de 2012. A China manteve sua primeira colocação no mercado automotivo no mês de fevereiro com crescimento de 23,9% se comparado a 2011. Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 15,7%, e Japão, na terceira colocação, demostrando recuperação com crescimento de 29,6%. No acumulado do ano o mercado chinês teve queda de 0,9% enquanto que os EUA e Japão tiveram crescimento de 13,7% e 32%, respectivamente. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
A Índia, que ultrapassou o Brasil e a Alemanha no mês passado, mantém a quarta posição com aumento de 12,9% nas vendas mensais de veículos no país se comparado a 2011. Em disputa acirrada, a Alemanha sobe para a quinta colocação seguido pelo Brasil, em sexto lugar, ambos apresentando queda nas vendas de 0,3% e 8,9%, respectivamente. No acumulado do ano, o Brasil fica na frente com 22.742 veículos vendidos a mais do que a Alemanha. A Rússia aparece na sétima posição com resultado positivo de 24,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os países do velho continente, França e Itália, continuam com queda nas vendas de 17,8% e 20,3%, ocupando o oitavo e nono lugar. A Coreia do Sul mantém sua décima posição ficando entre os 10 maiores mercados com aumento de 7,8% nas vendas de veículos do mês se comparado a 2011.
Click na imagem para ampliar

* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio.


Click na imagem para ampliar


“Diversos fatores remetem ao fato de que o mercado automotivo brasileiro passa por uma estagnação, dentre eles destacamos o crescimento da inadimplência, como consequência restrição ao crédito aliado ao conturbado aumento do IPI de 2011 para os importados”, afirma João Carlos Rodrigues, Diretor Presidente da Jato Dynamics do Brasil.

Desempenho das marcas
A Toyota retomou a liderança em vendas com 23,3% de crescimento se comparado ao ano passado. A Volkswagen segue em segundo lugar com aumento de 14,5% nas vendas. Na terceira posição está a Ford com 4,2% de aumento nas vendas em fevereiro deste ano. A Nissan sobe uma posição e ocupa o quarto lugar com aumento significativo de 25% em relação ao ano anterior. A Kia obteve a segunda maior variação percentual entre as 10 maiores marcas, com crescimento de 24,2%. Apenas a Renault apresentou resultado negativo com queda de 13,7% nas vendas do mês e 12,2% no acumulado do ano, reflexo da crise econômica no país.

Click na imagem para ampliar
“A expectativa é ver as montadoras japonesas se recuperarem das tragédias naturais. A Toyota já desponta com uma previsão de crescimento em seu volume de vendas com um salto de 21% para 2012. Por outro lado, vemos claramente as europeias amargando sucessivas reduções em suas vendas”, Acrescenta Rodrigues.

Os dados acima são fornecidos pela JATO News, a empresa de consultoria da JATO Dynamics qual fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo. Para mais informações visite www.jato.com/brazil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário