A Iveco anunciou uma encomenda recorde para sua linha de ônibus híbridos diesel-elétricos. A cidade francesa de Dijon comprou 102 ônibus desse tipo, sendo 41 standard e 61 articulados, que tem como base os modelos Citelis de 12 e 18 metros. Essa encomenda amplia o número de veículos híbridos diesel-elétricos em circulação na França e indicam uma tendência de crescimento. Cerca de 200 unidades já circulam em cidades francesas de Poitiers, Toulon, Paris e na ilha de La Reunion. Outros ônibus híbridos foram encomendados pelas cidades de Rouen, Annecy e Bordeaux. Os ônibus diesel-el&eacu te;tricos da Irisbus estão sendo testados em outras cidades europeias como Viena, na Áustria, e em Montreal e Longueuil, no Canadá. A energia elétrica é utilizada para a partida da imobilidade, enquanto o motor diesel entra em operação com o veículo já em andamento. As baterias acumulam energia durante as frenagens, que é reutilizada no momento da aceleração. Por causa dessa configuração, o motor diesel tem cilindrada 25% menor que o normalmente exigido pelo tamanho do veículo. O gerador elétrico também elimina o uso do motor de arranque, alternador e correias.
Os resultados ambientais são significativos. Calcula-se que a redução de emissões de CO2 pode chegar a meio quilo por quilômetro. Se um ônibus urbano roda 50.000 km em média por ano, isso significa uma redução de 25 toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera.Depoimentos de motoristas também comprovam a facilidade de condução e um elevado nível de conforto para os passageiros graças às retomadas suaves do trem de força.
Nenhum comentário:
Postar um comentário