O Fox BlueMotion é o terceiro modelo da Volkswagen do Brasil a contar com o conceito BlueMotion Technologies – os primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril de 2010). Mais do que apresentar uma versão ambientalmente correta, a Volkswagen fez questão de tornar o Fox BlueMotion uma opção acessível: seu preço está posicionado cerca de 3% acima do valor do Fox 1.6 atual, uma diferença facilmente amortizável em curto prazo pela economia proporcionada pela versão ecológica.Uma dos grandes objetivos da Volkswagen é criar veículos que, cada vez mais, sejam eficientes tanto em desempenho dinâmico como em sua relação com o meio-ambiente. Os carros da marca mais avançados nesse sentido estão agrupados globalmente sob a designação BlueMotion Technologies, que identifica todas as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas pela Volkswagen visando reduzir o consumo de combustíveis e emissões. Reconhecidas internacionalmente por sua eficiência, as tecnologias BlueMotion abrangem alguns dos motores e câmbios mais avançados e contribui para preservar os recursos energéticos.O nome BlueMotion não é apenas a designação de uma série ecológica, mas carrega consigo o posicionamento e a atitude do Grupo Volkswagen. Blue, que significa "azul" em inglês, é a cor corporativa da marca e remete aos elementos naturais a serem preservados, como água e ar. Motion, que por sua vez quer dizer "movimento", incorpora o aspecto dinâmico, da mobilidade voltada para o futuro.
O Fox BlueMotion utiliza o reconhecido motor EA111 da Volkswagen, com nova calibração que harmoniza seu desempenho com as mudanças na transmissão, que foi alongada. Desta forma, o motor, que desenvolve 104 cv (76 kW) com etanol e 101 cv (74 kW) com gasolina, trabalha em rotações mais baixas às mesmas velocidades, com consequente redução de consumo e emissões.A economia e o desempenho mais limpo não comprometem o comportamento dinâmico do carro. O Fox BlueMotion vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e tem velocidade máxima de 185 km/h (valores com etanol) – números comparáveis aos de versões tradicionais do mesmo porte e motorização.
Com a utilização de pneus de baixa resistência ao rolamento, os "pneus verdes", que contém maior quantidade de sílica na sua composição, na dimensão 175/70 R14, associando a um aumento da pressão de enchimento de 29/28 PSI para 36/34 PSI (dianteiro/traseiro) foi possível obter uma redução na resistência ao rolamento da ordem de 23%.Para manter as condições de conforto e dirigibilidade, a suspensão teve seus amortecedores recalibrados.Para auxiliar o motorista a uma condução mais econômica, o Fox BlueMotion traz no painel, além do computador de bordo de série, um indicador digital de consumo instantâneo através em uma barra gráfica. O painel traz também o indicador digital de velocidade, além do tradicional velocímetro analógico.Outro dispositivo de auxilio ao motorista para uma condução voltada à economia é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada, por meio de um indicador numérico e por setas orientando o motorista a reduzir ou aumentar a marcha.
Nos testes de consumo, de acordo com a norma NBR 7024, o Fox BlueMotion obteve a marca de 16,1 km/l (média ponderada, cidade/estrada, abastecido com gasolina) uma melhora de 12,7% em relação à versão normal que obteve 14,3 km/l.Quando abastecido com etanol, o Fox obteve neste mesmo ciclo a marca de 10,9 km/l, 12,6% melhor que a versão de série (9,7 km/l).O Fox BlueMotion é oferecido nas versões duas e quatro portas, nas cores sólidas Branco Cristal e Preto Ninja ou nas metálicas Prata Sargas, Cinza Quartzo e Azul Boreal. No interior, o painel tem acabamento cinza escuro (dark gray) e os bancos são revestidos de tecido Malharia Fresh azul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário