O neozelandês Tony Cotman, 44 anos, é o responsável pelo desenho e implantação dos 4.180 metros do Circuito do Anhembi, que receberá, nos dias 28 e 29 de abril, a terceira edição da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé. O traçado construído nas ruas de São Paulo fica na Zona Norte da capital paulista e utiliza um trecho da Marginal Tietê, passando ainda por dentro do Sambódromo do Anhembi, pela Avenida Olavo Fontoura e pela Rua Massinet Sorcinelli.Cotman participou de todo tipo de projeto envolvendo circuitos urbanos na categoria - Long Beach, Las Vegas, San Jose, Edmonton e Toronto são exemplos de seu trabalho. Na entrevista abaixo, ele fala da opinião geral da F-Indy sobre o traçado, garante que haverá novos recordes em 2012 e diz até que torce pela vitória de um brasileiro.
O que você gostaria de destacar sobre a pista em 2012?
Tony Cotman - Se, de um lado, o layout geral do traçado permanece o mesmo, nós podemos esperar um show fantástico pois o novo carro foi responsável por equilíbrio e grandes corridas nas três provas que realizados até agora em 2012 (Saint Petersburg, Alabama e Long Beach). Com certeza teremos quebra de recordes e voltas muito rápidas mesmo - desde que o clima contribua. Além disso, a estreia de Rubens Barrichello torna esta prova um momento especial para o público brasileiro - e eu torço sinceramente para que o vencedor seja do Brasil!
A prova do dia 29 é a terceira edição da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé. Quais são as melhorias na pista feitas para a corrida?
TC - A maior parte das modificações feitas no traçado são relativas à drenagem, para evitar problemas com a chuva mais forte. No ano passado notamos algumas áreas onde as poças permaneciam. Então estas áreas foram corrigidas - apesar de não esperarmos chuva para este ano.
O piso em geral foi melhorado também? Como o senhor compara o nível de irregularidades do traçado em relação a outras pistas de rua?
TC - A repavimentação feita no ano passado tinha um excelente nível de qualidade. A única mudança significativa no piso para 2012 é a eliminação de algumas irregularidades do asfalto. Sempre há irregularidades no piso de pistas de rua, especialmente naqueles pelos quais muitos veículos trafegam rotineiramente - e não há dúvidas que este é o nosso caso. Em comparação a outras pistas de rua, a de São Paulo é boa e oferece muita aderência, o que é excelente para as corridas. Eu imagino que ainda permaneçam irregularidades em alguns pontos da pista, mas nada que mereça qualquer atenção.
TC - E o piso do Sambódromo, sofreu alguma preparação? O que os pilotos podem esperar em termos de aderência naquele trecho da pista?
O Sambódromo teve a superfície repreparada, da mesma forma que fizemos em 2011. Então estamos repetindo uma fórmula que funcionou de forma muito eficiente e por isso não haverá qualquer alteração de desempenho ali.
Qual a opinião das equipes e pilotos sobre as condições da pista em 2011?
TC - Todos ficaram muito contentes com as melhorias que implementamos no ano passado. A pista é rápida e oferece muitas oportunidades de ultrapassagem, elemento mais desejado pelos pilotos de qualquer categoria. Sem dúvida, vocês têm aí um traçado que oferece um grande show para o público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário