O Porto de Paranaguá fechou o trimestre com alta de 25% na exportação de veículos neste primeiro trimestre do ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram exportadas 18,6 mil unidades, contra 14 mil em 2011.As importações também tiveram alta. No primeiro trimestre a Appa registrou alta de 77% nas importações de veículos, num total de 35 mil unidades, 15 mil a mais do que no mesmo período de 2011.Os principais destinos dos veículos exportados por Paranaguá são Argentina, México e Alemanha. Vem, também, destes mesmos países a maioria dos veículos importados pelo porto. As principais montadoras que movimentam cargas por Paranaguá são Volkswagen, Renault e Nissan.
Para estabelecer o aumento no número de importações e exportações de veículos, o Porto de Paranaguá promoveu adaptações logísticas, que permitiram o aumento na produtividade da operação. Uma ordem de serviço estabelece a prioridade de atracação para os navios de veículos no berço 217, desde que os mesmos cumpram uma movimentação mínima exigida. No caso de navios PCC (exclusivamente de veículos), a movimentação mínima exigida é de 150 veículos por hora. Já os navios Roll-on/Roll-off, que têm carga mista, a movimentação mínima exigida é de 5 mil toneladas por dia.
No entanto, na prática, a movimentação de veículos em Paranaguá é bem mais ágil. A prancha média registrada é de 450 veículos por hora. O porto recebe cerca de 12 navios PCC por mês, que movimentam uma média de 1300 automóveis (por navio) e operam em nove horas, aproximadamente.
O Porto de Paranaguá conta com dois pátios para veículos com capacidade para 6,5 mil carros. Um terceiro pátio, com capacidade para 2500 unidades, está em processo de alfandegamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário