sexta-feira, 25 de maio de 2012

BRIDGESTONE DESCOBRE QUE A PLANTA “DENTE-DE-LEÃO” PODE SER UMA FONTE SUSTENTÁVEL DE BORRACHA NATURAL



A Bridgestone Corporation anunciou recentemente que a pesquisa conduzida pela Bridgestone Americas Tire Operations (Bridgestone Americas) com o Dandelion, originário da Rússia, conhecido no Brasil como dente-de-leão, tem produzido resultados promissores, indicando que a borracha extraída dessa planta pode se tornar comercialmente viável, uma fonte renovável de alta qualidade para a fabricação de pneus.A Bridgestone Americas é um dos vários colaboradores que participam do projeto Russian Dandelion liderado pelo Programa de Excelência em Alternativas à Borracha Natural (PENRA) – do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Agrícola, da Universidade do Estado de Ohio. O principal objetivo da empresa neste projeto é acompanhar de perto o desempenho da borracha produzida por meio da planta.

“Nós sabemos que existem mais de 1.200 tipos de plantas a partir das quais a borracha poderia, em teoria, ser extraída, mas encontrar uma que produza borracha com a qualidade e a quantidade necessária para atender às demandas atuais do mercado de pneus é um desafio”, diz o Presidente do Centro de Pesquisas e Tecnologia da Bridgestone Américas, Dr. Hiroshi Mouri. “A Bridgestone continua a dedicar recursos substanciais para encontrar alternativas sustentáveis para a borracha natural necessária para a fabricação de pneus e outros produtos de borracha de alta qualidade. Estamos entusiasmados com esta descoberta”.As subsidiárias da Bridgestone irão realizar testes adicionais com a borracha natural extraída da “dente-de-leão” em seus laboratórios técnicos em Akron e Tóquio neste verão, com testes em maior escala que acontecerão em 2014. Essa notícia vem complementar o anúncio feito em março que divulgou o projeto de pesquisa para extrair borracha do Guaiúle, um arbusto nativo do sudoeste dos Estados Unidos e do norte do México, como uma alternativa à borracha natural colhida da seringueira (também conhecido como árvores de Hevea). Para este projeto, a Bridgestone Americas está construindo uma fazenda piloto, com a criação de um Centro de Pesquisas para o processo da borracha, no sudoeste dos Estados Unidos.

A “Dente-de-Leão” e o Guaiúle têm quase as mesmas qualidades comparadas com a borracha natural extraída da árvore de Hevea, que é atualmente a principal fonte de borracha natural utilizada nos pneus.Este novo projeto, bem como o do Guaiúle, está sendo realizado pela Bridgestone Americas em colaboração com a Bridgestone mundial. A empresa está fornecendo o financiamento e dicas estratégicas para este projeto enquanto a Bridgestone Americas é responsável pela sua execução. A Bridgestone Americas está aproveitando os recursos do Centro de Pesquisas e Tecnologia da Bridgestone Americas e do Centro Técnico Américas, em Akron, Ohio, para prestar apoio técnico e de pesquisa para ambos os projetos. Com a expectativa do aumento a curto e longo prazo da demanda por pneus, o Grupo Bridgestone tem abraçado a sua responsabilidade no desenvolvimento de tecnologia e práticas de negócios que incentivem a conservação de recursos naturais finitos. Através de esforços únicos, como os projetos da planta Russian Dandelion e o Guaiúle, o Grupo Bridgestone está trabalhando para desenvolver pneus usando 100% de materiais sustentáveis (renováveis e recursos recicláveis).

A companhia está envolvida em outros esforços para elaborar tecnologias e processos para reduzir, reutilizar e reciclar os recursos, bem como projetos para desenvolver pneus conceituais feitos com 100% de materiais sustentáveis e espera poder compartilhar informações sobre esses projetos no futuro. Para saber mais sobre todas as atividades ambientais da Bridgestone pelo mundo, acesse o site http://www.bridgestone.com/responsibilities/environment/.

Para saber mais sobre o projeto da planta Russian Dandelion, visite o site http://www.oardc.osu.edu/penra/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário