terça-feira, 29 de maio de 2012

FORD INICIA A EXPORTAÇÃO DO MOTOR SIGMA GLOBAL PARA A EUROPA



A Ford anunciou o início da exportação para a Europa do motor Sigma 1.6 produzido em Taubaté, no interior paulista. O moderno motor vai equipar o Focus em alguns mercados europeus, a exemplo do que já ocorre no Brasil e outros países do continente americano.O Sigma é um motor de última geraçao, produzido 100% em alumínio e com o mais alto padrao de qualidade. Para a Europa, será exportada a versao a gasolina. No Brasil, o Sigma tem o exclusivo motor flex, de alto rendimento.Além do Focus na Europa, a fábrica brasileira  já fornece essa nova família global de motores para o New Fiesta vendido nos Estados Unidos e América do Sul. Também o Focus sul-americano é equipado com o motor Sigma.Produzido com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio e 16 válvulas, o motor Sigma é um projeto global que se caracteriza pelo baixo peso, durabilidade, economia e baixo nível de ruído e emissões. Além dos modelos a gasolina ele conta com a versão flex desenvolvida especialmente para o Brasil.Entre outros avanços, tem acelerador eletrônico e correia elástica em vez de corrente no comando de válvulas, que mantém a pressão sem necessidade de tensionador e oferece um funcionamento silencioso e suave, com grande durabilidade.

A eficiência da Fábrica de Motores de Taubaté faz parte do plano de investimentos de R$500 milhões anunciado no fim do ano passado para ampliar a capacidade de produção da unidade de 350.000 para 500.000 motores por ano.Hoje, a Fábrica de Taubaté trabalha em um ritmo diário de 1.500 motores Sigma. Além dessa família, a unidade também produz 1.100 Zetec RoCam. "A nossa projeção para 2012 é ampliar a produção para 600.000 motores", afirma o executivo da Ford.Inaugurada em janeiro de 2010, a fábrica de motores Sigma em Taubaté é uma unidade totalmente nova.  Fábrica de motores mais moderna do Brasil, ela é uma referência no mundo.Utiliza o estado da arte em equipamentos e adota um sistema de produção que prioriza a qualidade e a eficiência. Sua linha de montagem, com 1 km de comprimento, é a maior em extensão da América Latina.Tem alta  produtividade e flexibilidade de modulaçao para novos modelos. Entre outros equipamentos de última geração, conta com centros de usinagem formados por máquinas de quatro e cinco eixos e modernos testes de performance.Todas as peças usinadas são rastreadas por um sistema de radiofrequência, que registra o histórico completo de cada motor desde a peça bruta. No final da linha, 100% dos motores Sigma são testados por um sistema a frio para garantir a qualidade.

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