segunda-feira, 21 de maio de 2012

MECÂNICA ONLINE — TARCISIO DIAS - 647 cavalos de potência no carro madrinhadas 500 milhas de Indianápolis



Uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial acontece no próximo domingo, dia 27 de maio, no Indianapolis Motor Speedway. Teremos a 96ª edição das 500 Milhas de Indianápolis e na frente de todos os competidores comemorando 60 anos de seu lançamento, um Corvette ZR1 - o mais potente carro de produção que já "participou" da histórica corrida."O Chevrolet Corvette é a personificação do desempenho. Certamente, o ZR1 é o carro perfeito para liderar a mais prestigiada corrida de automóveis no mundo", afirma Jeff Belskus, presidente e chefe executivo da Indianapolis Motor Speedway Corporation.

O Corvette que será utilizado como carro madrinha nas 500 Milhas terá a pintura semelhante a que estará disponível no pacote do 60º Aniversário, a ser lançado no Corvette 2013. O pacote conta com pintura em Branco Ártico (metálico), mesclada com o interior em couro Blue Diamond (Diamante Azul) e grafismos em camurça. Os modelos conversíveis terão o teto em azul.Conteúdos adicionais incluem um aerofólio traseiro semelhante ao do ZR1, emblemas especiais, pinças de freio pintadas em cinza e o logotipo "60th" nas calotas centrais da roda, no volante e nos encostos de cabeça dos bancos. Um pacote extra de grafismos inclui faixas pela carroceria em Azul Prateado, incluindo uma faixa costurada no teto do conversível, estendendo o grafismo sobre o mesmo.Um V8 superalimentado, de 6,2 litros, que gera 647 cavalos, é quem dita o desempenho do ZR1. 

De todas as empresas que produzem carros larga escala, a Chevrolet é a líder no uso de fibra de carbono. O material, leve e muito resistente, é usado em componentes estruturais, incluindo os para-lamas dianteiros, capô do motor, teto, conjunto divisor dianteiro, painéis da soleira e painéis do assoalho.Com um peso em ordem de marcha de 1.520 quilos, o ZR1 apresenta uma relação de peso/potência de apenas 2,35 kg/cv. O ZR1 também dispõe de uma tecnologia avançada e possui itens como o Magnetic Ride (sistema que controla a dureza dos amortecedores), controle de largada, sistema de gerenciamento do desempenho em pistas, ABS nas 4 rodas e discos de freio feitos de carbono, fornecidos pela Brembo.Como resultado, o ZR1 é o Chevrolet mais rápido já produzido e é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em 3,4 segundos e atingir velocidade máxima de 330 km/h. Teremos assim um verdadeiro motor V8 com pleno desempenho para liderar todos os demais pilotos nas voltas iniciais antes da bandeira verde e largada de mais uma grande corrida de automobilismo.A 96º edição das 500 Milhas de Indianápolis está programada para começar às 14 horas (horário de Brasília).

MECÂNICA ONLINE
Com investimento de R$ 90 milhões, fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP) inaugura nova usinagem ao completar a marca de 7 milhões de motores produzidos. Inaugurada em 1996, unidade é a terceira maior fábrica de motores do Grupo Volkswagenelevando sua capacidade de produção diária de 3.300 para 3.800 motores.

A Ford comemorou no último 19 de maioos 55 anos de funcionamento de seu campo de provas na cidade de Romeo, em Michigan, nos Estados Unidos. Este foi um dos pioneiros centros de desenvolvimento de veículos do mundo, com pistas e laboratórios especialmente construídos e hoje é um complexo supermoderno com mais de 65 quilômetros de pistas.

Disponível para as configurações 4x2 e 6x2 do Novo Iveco Tector (e de série na versão top Stradale), a transmissão ZF 9S-1110 TD traz como diferencial um novo sistema de mudança de marcha, em H simples, substituindo o H duplo da versão anterior.  O resultado é a facilidade na operação, que em conjunto com um eixo traseiro de relação simples, possibilita os engates de marcha precisos.

Novidade para quem realmente coloca a mão na graxa. Inéditas no Brasil, foram lançadas recentemente um conjunto de toalhas umedecidas desengraxantes para mãos, da marca Gienex, que tem como objetivo remover os resíduos mais difíceis como óleos e graxas. Sua formulação especial com aloe vera auxilia na hidratação da pele.

PERFIL



Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário