terça-feira, 22 de maio de 2012

KAWASAKI ZX-14R: A reinvenção de uma Lenda



Reunindo atributos capazes de despertar o animal mais sedento por velocidade que há dentro de nós, esta fera anda sobre duas rodas e atende pelo nome de Ninja ZX-14R.Impressionante em cada detalhe, trajada com seu modelo 2013, soberana em desempenho e performance ela vem para povoar os sonhos de quem deseja voar... e isso sem precisar de asas.Detentora da marca de motocicleta com a mais rápida aceleração em produção na atualidade, além de ser um dos modelos há mais tempo em fabricação no mundo, símbolo do equilíbrio entre desempenho e conforto; motivos mais que suficientes para coroá-la como a Rainha das Superesportivas.Motor renovado, ainda mais surpreendente, esbanjando força desde as mais baixas rotações. Aliado ao poder do novo propulsor, a leveza e rigidez do chassi monocoque, fabricado em alumínio proporcionando ótima flexibilidade e torção nas curvas.Design imponente, com carenagens de linhas marcantes e contínuas, além do conjunto ótico que dispõe de 4 lâmpadas do tipo projetor, fixadas em uma belíssima máscara negra contrastando com o brilho da pintura da carenagem frontal.

Utilizando chassi monocoque fabricado em alumínio, foi possível estreitar a largura da parte central da moto, equalizando o balanço e a distribuição ideal entre flexibilidade e rigidez, para o melhor aproveitamento e entrega do vigoroso motor, com a máxima estabilidade possível. Como resultado, temos a leveza na condução com notável melhora na mobilidade e encaixe do piloto junto a moto, além da maior proteção aerodinâmica enquanto estiver em posição de pilotagem esportiva.A suspensão dianteira recebeu molas mais rígidas e revisão de calibragem, oferecendo muito mais estabilidade e controle em altas velocidades.Na suspensão traseira temos o sistema Uni-Trak, com amortecedor a gás ajustável na compressão, retorno e pré-carga da mola, dispondo de 124 mm de curso em sua novíssima balança traseira, agora 10 mm mais longa.

O tetracilíndrico em linha, DOHC de 16 válvulas, possui 1441 cm³, graças aos 4 mm a mais de curso e que elevam seu desempenho em relação ao modelo anterior. Com esta mudança, o propulsor serve muito mais torque a todas as faixas de rotação. Paralelo a isso, são gerados até 200 cv (147,2 kW) a 10 mil RPM ou 210 cv (154,5 kW) na mesma faixa de rotação com o RAM Air. Este desempenho extra garante performance significante não só em altas rotações.Com a reprogramação da ECU, o consumo de combustível foi otimizado, deixando a Ninja ZX-14R 2012 até 8% mais econômica que a versão anterior.Controle de entrega de potência ou PMS (Power Mode Selection) com 2 modos selecionáveis: Full Power, que despeja 100% da força do motor ou Low Power, que entrega apenas 75%, que aliado ao modo de tração para baixa aderência, transmite mais segurança e estabilidade em dias chuvosos e pisos escorregadios por exemplo.

Aspecto imponente e agressivo para quem a vê de fora, comandos suaves para quem a conduz. linhas que acentuam suas características mais esportivas não são meramente estéticas, as grandes ranhuras vistas na carenagem auxiliam na dissipação do calor proveniente do motor, sem deixar que este aqueça as pernas e braços do piloto, proporcionando muito conforto mesmo nos dias mais quentes.Em equilíbrio com a dianteira da moto, a parte traseira ostenta traços mais volumosos — há ainda a possibilidade de torná-la monoposto, com a aquisição de uma capa para o assento traseiro.Para reger o funcionamento da motocicleta, o painel de instrumentos possui ótima visualização, com requinte no acabamento e aros feitos em aço inox emoldurando os mostradores de velocidade e conta-giros do motor. Acima destes, um display digital com computador de bordo controlado por botões no punho esquerdo contendo: indicador de marcha, temperatura do ar de admissão, temperatura do líquido de arrefecimento, carga da bateria, relógio, modos de tração e mapa de potência, hodômetros total, parcial A e B, marcador de combustível e indicador de modo econômico de pilotagem. Como num verdadeiro controle remoto ao alcance do polegar, os botões do punho esquerdo comandam as principais funções apresentadas no painel, e tudo sem soltar o guidão.

Para manter o piloto no lugar, o formato do assento tipo gunfighter projeta seu corpo a frente. Em conjunto com o desenho da carenagem, proporciona proteção contra o vento, estabilidade e menor arrasto aerodinâmico para piloto e garupa, até mesmo em altíssimas velocidades. Requisito cada vez mais comum para todos os tipos de usuários, os dispositivos de segurança se fazem presentes na Ninja ZX-14R. O controle de tração 3-Mode KTRC (Kawasaki Traction Control), disponibiliza três modos de controle para condições distintas de pilotagem e pista. Performance sem muita interferência para as pistas e uma pilotagem mais esportiva nos modos 1 e 2 ou estabilidade garantida em pisos com pouca aderência no modo 3. Para se ter uma ideia da precisão e velocidade desse sistema, são necessários apenas 5 milisegundos para que o sistema interfira na pilotagem, mantendo a condição de aderência ideal.Acrescente freios com sistema ABS de última geração, eficiente em todas as condições de pista. Na dianteira dupla de discos com 310 mm cada no formato margarida, mordidos por pinças de 4 pistões opostos e fixação radial, enquanto na traseira ela utiliza disco simples de 250 mm também em formato margarida, mas com pinça simples de 2 pistões opostos. Os rotores dianteiros são superleves, pois é utilizado alumínio em sua fabricação, e as pinças de montagem radial asseguram precisão nas frenagens.

Disponível nas cores: Golden Blazed Green e Metallic Spark Black, o modelo 2013 da ZX-14R tem preço público sugerido inical de R$ 56.990.00 (Sem ABS) e R$ 60.990.00 na versão dotada de freios ABS (base estado de São Paulo, sem frete nem seguro.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário