As novas linhas Range Rover Sport e Discovery 4 chegam ao mercado brasileiro equipadas com a novíssima transmissão de oito velocidades ZF 8HP70 e ampla tecnologia embarcada. Acompanhada do motor SDV6 Bi-Turbo Diesel, o novo câmbio traz uma relação de marchas que proporciona uma condução mais confortável, aliada à melhor eficiência no consumo de combustível e a menores índices de emissões de CO2.Com oito velocidades, a relação de marchas é ampla e ideal para diversas situações. Em situações mais lentas do veículo, o conjunto câmbio e motor traz bastante robustez, ideal para retomadas e para a transposição de obstáculos na condução fora de estrada. No asfalto, a relação alongada das marchas mais altas proporciona melhor conforto e menor desgaste do motor, que passa a trabalhar a baixas rotações mesmo acima dos 120 km/h.Para receber a nova transmissão, o motor 3.0 Bi-Turbo SDV6 Diesel foi adaptado e ganhou ainda mais potência, passando a desenvolver agora 256 cavalos, contra 245 da versão anterior. O sistema também garante que o propulsor trabalhe sempre com o nível ideal de torque a cada velocidade, o que proporciona extrema robustez.
Para otimizar o espaço interno, a alavanca de câmbio foi substituída por um botão seletor de marchas giratório, a exemplo do que já existe em todos os veículos Jaguar e nas linhas Range Rover Vogue e Range Rover Evoque. Para não confundir, o comando giratório do sistema Terrain Response foi substituído por um novo controle, agora acionado por botões.A ampla tecnologia embarcada na nova transmissão proporciona ao veículo um comportamento excepcional. Todo o processo de mudanças de velocidade leva apenas 0,2 segundo para se completar. Além da agilidade com que atua, o sistema compara a rotação do motor com a velocidade da turbina, antecipando-se às seguintes reduções. Isso se traduz em mudanças incrivelmente suaves entre as várias velocidades, oferecendo uma experiência de condução mais sofisticada.O sistema de trocas sequenciais por meio de borboletas dispostas na parte traseira do volante acompanha a nova transmissão e oferece uma experiência ao volante extremamente esportiva, o que permite que o condutor utilize ao máximo o desempenho e a força do motor biturbo Diesel SDV6.
A transmissão ZF 8HP70 encontra-se repleta de características desenvolvidas para poupar energia. O seu sistema hidráulico também é mais eficiente, poupando o motor. O conversor de torque hidráulico está programado para ser bloqueado quando o veículo circula em baixa velocidade e à temperatura normal de funcionamento, o que diminui o consumo e aproveita mais uma vez o imenso torque a baixas rotações do motor.O Sistema de Detecção do Modo de Condução supervisiona de forma constante o comportamento do veículo e do condutor para otimizar a resposta do câmbio a cada estilo de condução. O sistema também trabalha de forma a evitar mudanças de marcha não desejadas quando deparamos com um percurso repleto de curvas.
A utilização dos freios é monitorada para que a transmissão selecione a marcha mais adequada ao entrar e sair das curvas, o que garante a utilização do freio motor e ajuda a preservar as pinças e os discos. A transmissão pode saltar até seis mudanças sem necessidade de trocas sequenciais, o que favorece o conforto e o desempenhho em situações que exigem rápida retomada, como em casos de manobras de ultrapassagem.A nova transmissão também atua de forma inteligente em outras situações. Se registar uma temperatura elevada, uma mudança mais curta é automaticamente selecionada, o que aumenta as rotações do motor e do compressor do sistema de ar condicionado para resfriar rapidamente o interior do veículo. Se a temperatura ambiente for baixa, o motor funciona a rotações mais elevadas para diminuir o tempo de aquecimento e as emissões de CO2.
Para receber a nova transmissão, o motor 3.0 Bi-Turbo Diesel SDV6 foi ajustado para ganhar mais potência e oferecer menor consumo de combustível e índices de emissões de CO2 reduzidos.O propulsor passou de 245 para 256 cavalos de potência, mantendo impressionantes 600 Nm de torque a apenas 2.000 rpm. Tamanha potência deve-se a um um novo sistema de turbo-compressores paralelos sequenciais e um sistema de injeção “common rail” de terceira geração. Os dois turbo-compressores trabalham de forma sequencial para oferecer o melhor torque da categoria em baixas velocidades e uma potência verdadeiramente impressionante em altas velocidades.
O novo conjunto motor e câmbio favorecem muito o aspecto esportivo oferecido pelo Range Rover Sport. As mudanças sequenciais e o ganho de potência aliados à extrema força do propulsor biturbo Diesel dão ao motorista opção de condução altamente arrojada.A transmissão de oito velocidades traz uma relação de marchas mais curta e faz o modelo responder imediatamente ao toque do motorista no acelerador, fazendo-o sentir toda a potência dos 256 cavalos que o empurram da imobilidade aos 100 km/h em 8,9 segundos, número impressionante para um veículo que pesa mais de 2.500 kg.
Mais premiado veículo da Land Rover em todos os tempos, o Land Rover Discovery 4 tem seu aspecto de versatilidade e robustez ainda mais evidente com o novo conjunto que traz motor biturbo Diesel 3.0 SDV6 e câmbio ZF 8HP70 de 8 velocidades.O modelo ficou ainda mais robusto com o torque máximo de 600 Nm a apenas 2 mil RPMs, força suficiente para transpor os mais difíceis obstáculos em situações off road. Na pista, mesmo em altas velocidades, o propulsor pode rodar a baixas rotações, o que proporciona mais economia de combustível, índice de ruído interno praticamente inexistente e extremo conforto.De série, a capacidade de transportar com conforto até sete passageiros em todos os tipos de terreno dá ao Discovery 4 um aspecto versátil, sem deixar de lado o luxo e a robustez.
A função “Homelink” da Land Rover facilita a volta para casa
O sistema incorpora uma nova característica que simplifica a volta para casa quando esta tem portões de entrada ou portas de garagem com abertura por meio de comando à distância. A opção “Homelink” trabalha conjuntamente com a Assistência de Faróis de Longo Alcance memorizando a frequência de praticamente todos os comandos à distância utilizados para abrir e fechar portões ou garagens. Basta pressionar um simples botão.
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