terça-feira, 3 de janeiro de 2012

MAN Latin America conquista nono ano de liderança com recordes históricos



A MAN Latin America acaba de completar nove anos na liderança em vendas de caminhões acima de cinco toneladas no Brasil. A afirmação é de Roberto Cortes, presidente da montadora, ao comentar a conquista do primeiro lugar em licenciamentos no Brasil em 2011. Foram inéditos 50.829 caminhões emplacados e uma participação de 29,7%, segundo dados públicos do Registro Nacional de Veículos Automotores - Renavam. Somados, os licenciamentos de caminhões e ônibus Volkswagen (feitos no Brasil) e MAN (importados) totalizaram 61.968 unidades - um crescimento de 18% em relação a 2010, enquanto o mercado total aumentou 11,7%. Uma linha de produtos diversificada será o trunfo da empresa para 2012, segundo o executivo.

No mercado brasileiro de ônibus, 11.139 chassis Volksbus foram licenciados, com uma participação recorde de 32,2%. A montadora hoje comercializa a linha de chassis de ônibus Volksbus, agora dotada de motorização Euro 5 e diversos itens que aumentam ainda mais sua eficiência operacional. Todos os modelos foram desenvolvidos no Brasil, atendendo às principais exigências de mercados emergentes: tecnologia, robustez e excelente atendimento pós-vendas.


“Nossas atenções também se voltam para o mercado latinoamericano. Em 2011, embarcamos 9.500 caminhões e ônibus para mais de 30 países em todo o mundo – um crescimento de 17,4% em relação ao ano anterior. Para 2012, já confirmamos um ambicioso cronograma de lançamentos em diversos países do continente, começando pelo Brasil”, diz Roberto Cortes.

Uma das empresas automotivas mais premiadas do País, em 2011 a MAN Latin America foi destacada por publicações respeitadas como Época Negócios e IstoÉ Dinheiro por seu prestígio, inovação, qualidade e responsabilidade social. Dos especialistas do Grupo de Líderes Empresariais – LIDE e por votação internet promovida pelo jornal Brasil Econômico, Roberto Cortes recebeu o título de Líder da Indústria Automotiva.

Pela terceira vez seguida, a Volkswagen Caminhões e Ônibus é a marca mais desejada pelos associados da Fenabrave. E a revista corporativa MANmagazine foi escolhida Top de Marketing pela Associação Brasileira dos Dirigentes de Vendas e Marketing – ADVB.

Dezembro de recordes

Os resultados em vendas de dezembro passado no Brasil, os maiores nos 30 anos da empresa, confirmaram os excelentes resultados acumulados de 2011. A MAN Latin America teve 5.265 unidades emplacadas, sendo 4.310 caminhões e 955 chassis de ônibus. Para dar conta das encomendas e pela primeira vez em seus 15 anos de operações, a fábrica de Resende não parou para férias coletivas num mês de dezembro. Isso permitiu à montadora abrir uma vantagem de 9.084 caminhões em relação à segunda empresa com mais produtos licenciados no mercado brasileiro ao longo do ano passado, segundo os números do Renavam.

Integrante do Grupo MAN, um dos líderes mundiais em tecnologia e produção nos segmentos de veículos comerciais, geração de energia e motores navais, a MAN Latin America produz caminhões Delivery (5-9 toneladas), Constellation (13-31 toneladas) e Worker (8-31 toneladas), além de chassis de ônibus Volksbus. A empresa conta com cerca de 7 mil colaboradores no Brasil. Além de Resende, a empresa mantém uma fábrica na cidade mexicana de Querétaro, onde monta produtos das marcas MAN e Volkswagen para o mercado local.

Investimentos

Entre 2012 e 2016, a MAN Latin America investirá mais de R$ 1 bilhão no Brasil para ampliar suas operações no País. O principal objetivo é aumentar a oferta de veículos comerciais das marcas Volkswagen e MAN, inclusive atuando em nichos de mercado ainda não explorados e aumentando a sua capacidade produtiva. Ano passado, a montadora adquiriu mais 1,5 milhão de metros quadrados em Porto Real (RJ) para abrigar o futuro Centro Logístico de Vendas.

Além desses investimentos, três fornecedores ficarão mais perto da fábrica de Resende. Meritor, Maxion e Suspensys terão fábricas nos arredores da MAN Latin America em Resende. O processo de terraplanagem já foi iniciado para a preparação das construções prediais e as empresas, que facilitarão o processo de pré-montagem, logística e distribuição de peças, começarão a operar a partir de junho de 2012 num terreno de 100 mil metros quadrados.

A rede de concessionários autorizados está se preparando para atender os caminhões MAN montados no Brasil e o crescimento do volume de vendas da montadora. Só em 2011, a MAN Latin America abriu sete novos pontos de atendimento em Blumenau (SC), Caicó (RN), Guarapuava (PR), Santo André (SP), São Leopoldo (RS), Três Lagoas (MS), e Ubá (MG).  

Pioneira em pesquisas com combustíveis alternativos no Brasil, este ano a MAN Latin America dará continuidade a projetos como o caminhão Volkswagen Constellation híbrido, o cavalo mecânico MAN movido com a mistura diesel e etanol na proporção de 55%, o uso do biodiesel de segunda geração Ultra Clean e a aplicação dual fuel GNV+Diesel para ônibus urbanos. Em dezembro passado, a montadora e a Petrobras firmaram uma parceria para o desenvolvimento de projetos no campo de combustíveis e combustão em motores de veículos pesados

Nenhum comentário:

Postar um comentário