As primeiras prensas do setor de estamparia da nova
fábrica da Nissan já estão em Resende (RJ), importadas da Alemanha. No total
serão seis, com pesos entre 100 e 190 toneladas, para moldar as chapas de
carrocerias. A previsão é que o transporte de todas as partes do porto do Rio
de Janeiro a Resende termine até o fim de outubro, quando começam a montagem e
os primeiros testes. As máquinas são parte do investimento de R$ 2,6 bilhões
para a construção da nova fábrica da Nissan no Brasil.Essas prensas são
chamadas de coroas (crown) e têm papel fundamental na produção de um automóvel.
Com grande força, os equipamentos podem dobrar, prensar, furar, repuxar e
cortar com precisão uniforme as chapas planas de aço que vão compor a estrutura
do automóvel. Durante a operação de estampagem, a chapa de metal é colocada em
um molde específico, sendo pressionada para moldagem sob condições de pressão
intensa. Após a estampagem, a chapa é submetida a um ou mais processos
secundários de galvanização para resistência à corrosão, soldas e desgaste
extremo.
A nova fábrica da Nissan, que será uma das mais modernas
e sustentáveis do mundo, é um dos pilares do plano de crescimento da empresa no
mercado brasileiro - o objetivo até 2016 é a conquista de 5% de participação de
mercado e o lançamento de novos modelos.A construção está sendo realizada pela
WTorre Engenharia, que também está construindo as áreas de escritórios e dos
refeitórios, além do setor administrativo. A entrega total das obras está
prevista para acontecer ainda este ano, quando outras instalações, como os
pátios de recepção de contêineres e de estocagem de veículos, as redes de
energia elétrica, de água, de esgoto, de incêndio e de distribuição de gases
deverão ser finalizadas. Com mais de 3 milhões de metros quadrados, o complexo
da Nissan em Resende tem números de peso. A nova fábrica inaugura uma nova
época da Nissan no mercado automotivo brasileiro. Veja os principais:
Área total do
terreno – 3.050.000 m²
Área de
construção: 220.000 m²
Total de pilares
– 1.903 unidades
Volume de
concreto – 32.522 m³
Estrutura
metálica – 5.340 t
Pavimentação –
249.125 m²
Drenagem
principal – 4.598 m²
Além da grandiosidade dos números, todo o projeto da nova
fábrica de Resende foi concebido para ser um dos mais sustentáveis do grupo
Nissan e do setor automotivo no mundo. Entre os vários recursos que serão
utilizados para atingir esse objetivo estão métodos de produção integrados,
utilização de equipamentos mais modernos, como robôs de última geração,
gerenciamento de resíduos e dejetos e um “cinturão” verde que circunda toda a
área do complexo, iniciativa para reduzir emissões e ruídos.
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