terça-feira, 29 de março de 2016

Cummins promove Marine Tech Day na região Norte

A Cummins Brasil em parceria com o seu Distribuidor Noroeste, responsável pela cobertura na região Norte do País, promove no próximo dia 31, no Hotel Tropical, em Manaus/AM, a 1ª edição do Marine Tech Day. 

O evento, na esteira das oportunidades de negócios da Arco Norte Brasil, tem como objetivo apresentar as tendências de mercado, o panorama da construção naval, palestras técnicas sobre logística e engenharia naval, além dos sistemas de propulsão e motores diesel Cummins de média e alta potência disponíveis no mercado brasileiro.

O evento reunirá os principais empresários da região Norte do País, além de estudantes e públicos de interesse e contará também com o apoio da REINTJES, fabricante de reversores e redutores marítimos, com escritório inaugurado no ano passado em Manaus/AM.

Na lista dos palestrantes, Antônio Colares, gerente de negócios de engenharia Cummins, que abordará sobre o mercado de motores marítimos; o diretor superintendente da EASA Estaleiros Amazônia, Thiago Lemgruber, com a palestra “O panorama da construção naval na Região Norte do Brasil”; Flávio Silveira, gerente industrial da Bertolini Construção Naval da Amazônia (Beconal); Luis Antônio Pagot, ex-diretor do Dnit, com o tema “Arco Norte e seus impactos no desenvolvimento da Região Norte”, e André Galvão, gerente Comercial da REINTJES do Brasil.

Arco Norte do Brasil – Os portos da Arco Norte registraram um crescimento de 51% nas exportações de soja e milho comparado a 2014, segundo o Ministério da Portos. Esta nova opção de transporte reduz drasticamente o custo logístico de produtores rurais atuantes principalmente na região Centro-Oeste, de US$ 140 para US$60 a tonelada, ao evitarem rotas mais longas para as regiões Sul e Sudeste.

A estimativa é de que nos próximos três anos, os portos da Arco Norte recebam mais de R$ 2 bilhões de investimentos, compreendidos nos portos dos Estados do Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão e Bahia. Já o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Stnaval) prevê a construção de rebocadores e embarcações de navegação fluvial e estima a produção de mais cerca de 200 embarcações no mercado até no final de 2017, entre eles: 28 unidades de barcos marítimos, 148 barcaças e empurradores e 16 rebocadores.

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