quarta-feira, 30 de março de 2016

INOVA Talentos, parceria vencedora com o Centro Tecnológico MAHLE

Por uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade que tem como uma das metas ser um facilitador para o desenvolvimento de talentos para um ambiente de alta competitividade e inovação das empresas, o Centro Tecnológico (CT) MAHLE aderiu ao programa INOVA Talentos. 

O Instituto, que também oferece soluções em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras, serviu como um facilitador na localização de pessoas que pudessem vir a colaborar nos projetos da empresa.


Uma das necessidades do CT era conseguir um bolsista que pudesse cooperar no desenvolvimento de um projeto específico de Pesquisa e Desenvolvimento. Para que a parceria pudesse ser estabelecida, o Centro Tecnológico precisou estruturar um projeto com aproximadamente um ano de duração para que o IEL pudesse ter elementos para buscar um estudante que preenchesse os requisitos da tarefa. Os candidatos às vagas podem estar na graduação, serem recém-formados, ou até já ter mestrado, o que determina o valor das bolsas.

De acordo com Samantha Uehara, da área de Inovação do Centro Tecnológico MAHLE, e responsável pela administração do processo de escolha do candidato junto ao instituto, "Nós determinamos o perfil e as qualificações do candidato, o IEL fez a procura e achou a pessoa que buscávamos para o desenvolvimento do projeto. Outra coisa interessante do INOVA Talentos é que tanto o tutor quanto o bolsista recebem um treinamento que abrange noções em várias disciplinas, entre elas: Criatividade e Inovação, Gerenciamento de Tempo, Liderança e Gerenciamento Financeiro". Cada módulo requer uma carga horária de 12 horas e já conta com atividades voltadas para o desenvolvimento do projeto em que se está trabalhando. Durante todo esse período, os bolsistas passam por processos frequentes de avaliação. 

No projeto proposto pelo instituto, o Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, paga a bolsa, e o Centro Tecnológico MAHLE paga o IEL pela busca ao candidato, pelo suporte ao andamento do projeto e treinamentos. O CT fez solicitações de bolsistas para três propostas em áreas distintas: Materiais, Engenharia Experimental e Filtros. O primeiro a ser chamado foi Felipe de Sousa Mazuco, estudante de engenharia mecânica, que foi designado para desenvolver um projeto na área de Materiais. 

Felipe Mazuco chegou ao programa por meio de uma indicação da Universidade de São Paulo - USP, e suas credenciais foram analisadas e aceitas por Robert Banfield, chefe de Ciências dos Materiais no Centro Tecnológico MAHLE, seu tutor na concepção do trabalho "Desenvolvimento do processo de jateamento de alta velocidade com micropartículas cerâmicas para aumento na resistência dos componentes de motores".

Ao final dos doze meses de contrato o bolsista pode ou não ser contratado pela empresa, pois não há nenhuma obrigatoriedade nesse sentido. Mas foi o que aconteceu com Felipe Mazuco. "Eu estava cursando o último ano da faculdade e não tinha nenhuma experiência profissional anterior. O programa foi um grande aprendizado, que terminou da melhor maneira possível, a minha efetivação na MAHLE". Felipe foi o primeiro a concluir essa nova experiência da empresa, dois outros bolsistas continuam no processo de concluir os 12 meses de programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário