sexta-feira, 18 de março de 2016

Inventor cria “descanso automático para motos”

Criado para facilitar o estacionamento das motocicletas, o descanso também é alvo de críticas por facilitar a ocorrência de acidentes. O engenheiro eletrônico Fernando Henrique Coleta, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), é um desses motoristas que se esqueceu de levantar o descanso ao sair e perdeu o controle do veículo; refeito do susto, ele resolveu estudar uma solução para o problema e assim desenvolveu o “descanso automático para moto”.

O “descanso automático para moto” possui um sistema eletrônico ligado a sensores e a um motor elétrico que comandará o levantamento do descanso. “Quando o motociclista parar a moto e desligar a chave de ignição, o sistema baixa o descanso de forma automática. Além de levantar e baixar o descanso, o sistema eletrônico informa ao motorista, por meio de sinais luminosos e sonoros, a posição do descanso”, explica Fernando.

Segundo o inventor, o “descanso automático para moto” pode ser um novo adicional a ser oferecido pela indústria de motos, como também ser comercializado diretamente para o consumidor final. A expectativa de Fernando é que o produto tenha custo de produção cerca de R$ 200.


O produto já está patenteado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e hoje o inventor está em busca de parceiros para viabilizar a produção seja via licenciamento ou venda da patente, ou pela formação de sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário