terça-feira, 10 de março de 2020

TARCÍSIO DIAS em Mecânica Online

Explosão de ar e combustível dentro dos cilindros é a força que faz o carro andar

Nos tempos de atitudes raiz e gourmet, como muitos brincam, vamos então atacar a origem de funcionamento do automóvel, para que você entenda de uma vez, como funciona seu automóvel.

Imagine que seu veículo está parado e você vira a chave no contato, ou então toca no botão start-stop engine.

Quando isso acontece, a bateria manda eletricidade para o motor de arranque (motor de partida), um motor elétrico que é ligado para fazer os pistões do cilindro se movimentarem pela primeira vez. A partir daí, o motor tá ligado.
Para que o motor siga em movimento, os pistões precisam de combustível, que é injetado nos cilindros pelos bicos de injeção.

Um outro equipamento, a central da injeção eletrônica, é o “cérebro” que controla a quantidade de ar e combustível jogada no motor.

O processo de combustão precisa obrigatoriamente de ar. Ele entra no carro pelo filtro de ar, que barra as impurezas, e segue para o cilindro, possibilitando a explosão.

A relação ar/combustível tem de ser exata: com ar demais, o motor perde desempenho. Com ar de menos, o consumo do carro aumenta e você vai gastar mais que o necessário.

Em cada cilindro, a explosão do combustível rola assim: primeiro, ocorre a entrada da mistura ar/combustível, quando a válvula de admissão está aberta.

Depois, o pistão se movimenta para cima, comprimindo a mistura ar/combustível. Nessa hora, a vela recebe eletricidade da bateria e gera uma faísca, causando a explosão da mistura ar/combustível.

Estamos abordando o funcionamento de um motor do ciclo Otto que funciona com gasolina, etanol ou mesmo os dois combustíveis.

A explosão gera um gás quente que se expande, empurrando o pistão para baixo. Esse “empurrão” faz o pistão movimentar o "virabrequim", um eixo que recebe a energia de todos os pistões e a transforma em rotação.

No fim, a válvula de exaustão do cilindro se abre e os gases da combustão são liberados para o escapamento.

O movimento do virabrequim influencia outras peças.

Primeiro, por meio da correia dentada, as rotações são transmitidas para uma polia que controla as válvulas.

Se a correia se romper, as válvulas param de funcionar. O entra-e-sai de combustível e ar não acontece e o carro para.

Depois, a rotação do virabrequim é transmitida para o câmbio, um conjunto de engrenagens que transmite a energia da explosão dos pistões para as rodas, fazendo o carro andar. A cada minuto, todo esse processo se repete até 6 mil vezes no motor do carro. Dúvidas? Desligue o carro e ligue novamente, voltando ao início da coluna. ;)

MECÂNICA ONLINE
Positivo - A Volvo Car Brasil teve um aumento de 17,3% nas vendas em fevereiro em relação ao mês de janeiro. O destaque foi o XC60 com 27,0% de share. Somente na versão híbrida, foram mais de 100 unidades comercializadas.

Dê a seta - Faróis e lanternas são itens responsáveis por iluminar e sinalizar. Enquanto os faróis iluminam o trajeto, em condições de má visibilidade natural, como em viagens noturnas, as lanternas sinalizam aos demais condutores a presença e as operações realizadas pelo veículo, como mudanças de direção e frenagem.

(+) Mais Admirados da Imprensa Automotiva - Somos finalistas em cinco categorias do prêmio que vai descobrir os Top 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva e os vencedores das categorias Influenciador Digital, Colunista, Site/Blog e Canal de Vídeo. A votação está disponível em http://bit.ly/JCiaAuto2Turno até o dia 23 de março.

Mulheres - No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Seguradora Líder divulgou um relatório especial que em 2019, das mais de 353 mil indenizações pagas por acidentes de trânsito, apenas 25% foram destinadas às vítimas do sexo feminino. Se considerados apenas os pagamentos por acidentes fatais, a diferença entre os sexos é ainda maior: só 18% das vítimas eram mulheres, sendo a faixa etária dos 45 a 64 anos a mais atingida.

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário