segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Primeiro veículo militar é criado on-line por meio da colaboração entre Local Motors, Dassault Systèmes e mais de 12.000 integrantes de comunidades



Dassault Systèmes (Euronext Paris: #13065, DSY.PA), líder mundial em soluções 3D e de Gerenciamento de Ciclo de Vida de Produtos (Product Lifecycle Management - PLM), anunciou que se uniu à Local Motors (Chandler, AZ) para entregar o primeiro veículo militar criado de forma colaborativa.  A comunidade Local Motors foi convidada a desenvolver o projeto do corpo de um veículo que fosse capaz de suportar dois tipos de missão – Reconhecimento de Combate; e Chegada & Evacuação de Combate. Graças à plataforma Versão 6 da Dassault Systèmes e à expertise da Local Motors em design e manufatura de coletivos, o veículo vencedor passou do conceito ao protótipo de trabalho em menos de seis meses.
Os participantes do desafio submeteram seus projetos on-line para análise.  Comentários da comunidade com mais de 12.000 designers e entusiastas permitiram que os participantes incorporassem novas ideias e conceitos apresentados por seus pares, ajudando a criar um veículo melhor por meio de um processo de código aberto.  Depois de receber e validar mais de 150 sugestões de design, o design FLYPMode de Victor Garcia foi eleito o vencedor do Desafio de Design do veículo de apoio a combates (XC2V) da Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) gerado de forma coletiva, que posteriormente teve um protótipo operacional construído.
"A Dassault Systèmes foi a escolha natural para nós nesse projeto", afirma Jay Rogers, CEO da Local Motors.  "Ambas as empresas vêem o futuro da criação de produtos com base em um processo aberto por meio do qual recebemos o conhecimento da coletividade para gerar produtos verdadeiramente relevantes. Não poderíamos obter o mesmo resultado nesse projeto sem as intuitivas ferramentas de design e colaboração e o suporte da Dassault Systèmes."
A Dassault Systèmes apoiou o projeto em vários aspectos, fornecendo tecnologia para que indivíduos pudessem de forma independente projetar e colaborar entre si.  O 3DVIA Composer da Dassault Systèmes foi fornecido a cada participante do projeto como parte do kit de ignição; o CATIA foi usado para empacotamento e design dos componentes; o ENOVIA foi utilizado para armazenar e gerenciar os dados dos projetos CATIA e SolidWorks; e o SIMULIA foi usado na análise e nos ensaios virtuais.
Com foco no aperfeiçoamento do desenvolvimento de produtos, a Local Motors é pioneira em um novo paradigma de produção baseado no crowdsourcing on-line para cocriação de produtos, por meio do qual as comunidades virtuais trabalham em conjunto, explorando uma base de conhecimento coletivo para desenvolver a solução ideal.
"A cocriação de produtos conforme imaginada por companhias como a Local Motors requer uma nova abordagem holística de desenvolvimento", destaca Al Bunshaft, diretor administrativo da Dassault Systèmes para a América do Norte. "Esse é um grande exemplo de como nossas tecnologias estão permitindo o verdadeiro desenvolvimento social de produtos. Ao capacitar indivíduos para usar 3D e compartilhar ideias, criar produtos e dar sugestões, a voz do usuário final pode ser ouvida nas fases iniciais do processo, garantindo que o produto final estará em uma sintonia ainda mais estreita com as reais demandas do mercado."
As soluções PLM amplamente implementadas atualmente oferecem desempenho, mas são baseadas em um processo paralelo de desenvolvimento de produtos. A Versão 6 da Dassault Systèmes, que pode ser totalmente executada via navegador, fornece uma plataforma Web expansível que atende à crescente utilização das redes sociais.  Essa abordagem colaborativa incentiva a inovação e permite que os usuários sejam envolvidos no processo, experimentando como os produtos vão funcionar antes da produção física. Os fabricantes podem usar os comentários dos consumidores para atender corretamente ao mercado com o produto correto, mais rapidamente e com menor custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário