terça-feira, 24 de janeiro de 2012




Pelo segundo ano seguido, a PSA Peugeot Citroën bateu seu recorde histórico de vendas anuais na América Latina e, em 2011, ainda superou pela primeira vez a marca de 300.000 veículos comercializados na região. No total, no ano passado, o Grupo vendeu 326.000 carros de passeio e veículos comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, no mercado latino-americano, registrando um crescimento de 10,9% em relação às 294.000 unidades de 2010, ano que até então detinha o melhor desempenho local da empresa. No mesmo período, o mercado automotivo da América Latina cresceu 8%.

A PSA Peugeot Citroën registrou crescimento de vendas em todos os seus principais mercados na América Latina em 2011 ante 2010. No Brasil, a marca Citroën foi uma das que mais cresceram no ano passado, com alta de 7,1%, e contribuiu para o resultado do Grupo PSA, que, apesar da forte desaceleração do mercado local no segundo semestre, teve um aumento de vendas de 1%. Os 176.000 veículos comercializados no ano passado pelas marcas da PSA Peugeot Citroën ainda fizeram a empresa registrar também o seu novo recorde histórico de vendas no país.

Na Argentina e no Chile, que tiveram mercado com forte evolução no ano passado, o Grupo PSA teve um ritmo muito mais acelerado do que a média. Como resultado, a empresa registrou crescimento de 34,1% no mercado argentino e de 28,2% no chileno. Na soma dos demais países da América Latina, a PSA Peugeot Citroën também fechou 2011 com um desempenho significativo, crescimento de 46%.



A PSA Peugeot Citroën na América Latina

A PSA Peugeot Citroën atua comercialmente, por meio de filiais de suas marcas ou importadores oficiais, em mais de 20 países da América Latina e está presente industrialmente na região com fábricas de veículos e motores na Argentina e no Brasil.

Na Argentina, a produção de veículos do Grupo PSA é feita no Centro de Produção de Palomar, de onde saem os modelos Peugeot 206, 207, 308, 408 e Partner e os Citroën C4 hatchback, C4 Sedan (Pallas) e Berlingo. Já na fábrica de motores e componentes de Jeppener é produzido o motor de 2,0 litros a gasolina e flexfuel.

No Brasil, há o Centro de Produção de Porto Real, que engloba uma fábrica de veículos e outra de motores, além de uma unidade de usinagem de motores. Atualmente, o complexo industrial produz os veículos Peugeot 207, 207 SW, 207 Passion e Hoggar e os Citroën C3, C3 Picasso, Aircross e Xsara Picasso. A fábrica de motores é a responsável por produzir propulsores de 1,4 litro e 1,6 litro flexfuel e a gasolina.O Grupo PSA possui também na região um dos seus centros mundiais de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo: o Latin America Tech Center. Ele é dividido em três unidades que trabalham interligadas entre si e em contato com os outros Centros do Grupo na França e na China. Compõem o centro latino-americano as unidades denominadas: São Paulo Tech Center, sede do centro, que fica na cidade de São Paulo; Rio de Janeiro Tech Center, instalada no Centro de Produção de Porto Real; e Buenos Aires Tech Center, localizada no Centro de Produção de Palomar, na Argentina. Elas se complementam e se apoiam, permitindo que os profissionais do Grupo estejam próximos dos produtos que estão desenvolvendo, tanto no Brasil quanto na Argentina.

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