Com o objetivo de atender a demanda de mais de 100.000 clientes da Ford, que já encomendaram o sistema de estacionamento ativo, cujo objetivo é ajudar os motoristas a estacionar numa vaga de rua sem tocar no volante, a empresa decidiu triplicar a produção do equipamento. Seus sensores obedecem ao toque de um botão no painel e identificam a vaga desejada, calculando o ângulo de direção ideal e se o carro cabe no espaço. Depois, a manobra é executada com rapidez e o estacionamento é automático.
Um total de 102.460 clientes europeus, ao adquirirem os novos modelos C-MAX e Grand C-MAX, pediram o equipamento, desde que foi introduzido no mercado no final de 2010. Um em cada três compradores optaram por não se estressarem em manobras de estacionamento, assim como um em cada cinco proprietários do Ford Focus também tomaram a mesma decisão.
Um terço dos condutores europeus, sondados pela Ford, no ano passado, disseram que têm dificuldade em estacionar seus veículos. Muitos confessaram ainda que consideram esta manobra mais estressante do que uma visita ao dentista.
Em 2012, o próximo veículo europeu da Ford a receber o benefício é o Kuga e, nos Estados Unidos, o Fusion.
O Estacionamento Ativo da Ford funciona da seguinte forma: o condutor liga o sistema pressionando um botão, que vai ativar os sensores ultra-sônicos que medem e identificam um espaço de estacionamento paralelo viável.
Em seguida, o sistema solicita ao condutor que aceite a ajuda do sistema para estacionar. Depois, o sistema assume a tarefa e dirige o carro até o lugar do estacionamento no módulo mãos livres. Uma interface visual e/ou sonora avisa o condutor sobre a proximidade de outros veículos, objetos e pessoas e fornece instruções; enquanto os movimentos do volante são feitos automaticamente.
O condutor permanece responsável pelo estacionamento seguro com o controle dos pedais. A manobra pode ser interrompida pelo motorista com um toque no volante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário