terça-feira, 31 de janeiro de 2012

VOLARE LANÇA ESCOLARBUS 4x4



Para atender à demanda do Programa Caminho da Escola para o transporte de estudantes na zona rural, a Volare, principal fabricante brasileiro de miniônibus, lançou o modelo Escolarbus 4X4. É o primeiro miniônibus no País com tração nas quatro rodas e foi desenvolvido para trafegar em locais de difícil acesso, muitas vezes sem estradas, onde um veículo com tração convencional não tem condições de ser utilizado.O Volare Escolarbus 4X4 conta com um conjunto powertrain totalmente diferente dos modelos convencionais, que possuem tração somente nas rodas traseiras. Recebeu novo eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras), 4X4 (tração nas rodas dianteiras e traseiras) e 4X4 com reduzida.

O desenvolvimento, em tempo recorde, do novo Escolarbus 4X4 contou com a parceria da Agrale e da Dana, duas fornecedoras de sistemas e componentes para a Volare, na definição do conjunto de powertrain. Entre a publicação da licitação, no meio do ano, e a produção das primeiras unidades foram menos de quatro meses.


O Volare Escolarbus 4X4 é ideal para operar em estradas de difícil acesso, pois possui design diferenciado e características que facilitam a sua condução, mesmo em locais sob condições severas. O modelo tem ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro, proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível. O Volare Escolarbus 4X4 conta com cintos de segurança individuais, limitador de velocidade regulado para 70 km/h, porta-cadernos atrás de cada poltrona, espaço no porta-pacotes para mochilas, cronotacógrafo com GPS e bloqueador de ignição, que não permite ao usuário dar partida com o veículo engatado. Tem capacidade para transportar 26 alunos, espaço para cadeira de rodas e dispõe de rampa para embarque e desembarque de passageiros portadores de necessidades especiais.


A produção das primeiras 350 unidades do Escolarbus 4X4 foi finalizada em dezembro de 2011. Esses miniônibus deverão atender aos pedidos dos municípios inscritos no Programa Caminho da Escola e que necessitem de um veículo todo-terreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário