sábado, 28 de janeiro de 2012

FORD FOCUS ST-R DE COMPETIÇÃO ESTREIA NAS PISTAS



O Focus ST-R, novo carro de corrida da linha Ford Racing, estreia neste fim de semana no autódromo de Daytona, nos Estados Unidos, na prova Grand-Am 200. O Focus ST-R faz parte da estratégia da Ford de ter uma presença agressiva nas corridas, acompanhando o avanço de suas plataformas globais.Projetado especialmente para as pistas pela Ford Racing na América do Norte, o Focus ST-R é baseado no carro de produção e utiliza muitas peças mecânicas e da carroceria em comum. Ele mostra como a marca está aplicando sua experiência de engenharia e desenvolvimento em veículos de competição. A ligação do Focus ST-R com os modelos Focus e Focus ST não é casual. Isso facilitou o desenvolvimento de especificações técnicas globais para os times que querem otimizar custos e, ao mesmo tempo, permitirá a constante evolução dos modelos de rua.

Carro de competição
Inicialmente homologado para os campeonatos de turismo dos Estados Unidos e do Canadá, o Focus ST-R estará disponível para pilotos profissionais e amadores na América do Norte. A Ford também pretende oferecer o carro em outras regiões no futuro, incluindo a Europa, para competições como as 24 Horas de Nurburgring. A proposta é que o carro seja competitivo em diferentes categorias mundiais com poucas modificações.O Focus ST-R traz gaiola de proteção no padrão FIA, freios redimensionados, suspensão tunada e uma versão especial do motor 2.0 EcoBoost, com potência de 250 cv e torque de 36,6 kgfm.Como todo motor EcoBoost, ele combina as tecnologias de injeção direta a alta pressão, turbo e duplo comando independente de válvulas variável para aumentar o desempenho e a economia de combustível. Além disso, tem sistemas de entrada e exaustão redesenhados, calibração especial e transmissão manual de seis marchas igualmente revisada.

Depois de quase um ano de testes, O Focus ST-R é o primeiro modelo global a se juntar à família de carros de competição da marca, ao lado do Mustang FR500C, Mustang FR500S, Mustang Cobra Jet, Boss 302R e Boss 302S. Ele irá  estimular ainda mais o sucesso nas competições, como o New Fiesta vem fazendo no RallyCross e nos X Games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário